Pesquisar este blog

sábado, 15 de junho de 2013

Que país é esse?





Há não sei quantos anos atrás o vocalista de uma banda de Rock já perguntava que país é este? As viagens para o exterior, o claro desrespeito às leis, por parte dos nossos governantes associado á corrupção e à impunidade. Algo de espantoso na letra da música, de provável autoria de Renato Russo, é a constatação quase bíblica de a degeneração está presente em todos os cantos da nação. Na favela, no Nordeste, na Baixada, no Senado, na Câmara, todos estão envolvidos no esquema. 
A letra da canção interpretada por Renato Russo revela o que há de pior na natureza humana. Sim, Afinal somos um país de políticos corruptos, mas de onde vem os nossos políticos? Nossa polícia é retratada nos jornais estrangeiros com sendo uma das mais brutais, mas de onde vem mesmo os nossos policiais? De Vênus, de Marte? Claro que não! A resposta para a pergunta de Juan Arias está nas palavras do profeta Isaías, para quem, Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo (Is 1. 5, 6 ARCF). Estas palavras se aplicam, ou não á nossa nação? Creio que sim, mas o mesmo profeta que aponta a doença aponta a cura, que está em repartir o pão com o faminto, em soltar as ligaduras da iniquidade, em fazer a justiça brotar como ribeiro de azeite (Is 58. 6 - 11). Este é o caminho para a mudança, marchar pelo fim da opressão social, mudar hábitos que reproduzem a dinâmica da opressão. Este é o caminho e não pode haver desvios nem para a direita, nem para esquerda. 

Marcelo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.