Pesquisar este blog

Leituras (citações)

Há alguns meses atrás terminei a leitura do volume 1 da coleção de filosofia da Salvat (Platão). A partir' de hoje começo a compartilhar neste espaço alguns trechos pontuais na minha leitura. O livro não é uma obra de platão em si. Mas uma análise da filosofia do mesmo.


"a maneira mais segura de descrever o conjunto da tradição filosófica européia á apresentá-la como uma série de anotações de Platão" (Alfred North Whitehead).

"a escrita da filosofia é platônica. Ampliemos o contexto: a historiografia dominante no Ocidente liberal é platônica" (Michael Onfray).

A INFLUÊNCIA DE SÓCRATES

Sempre que passeava pela próspera e rica Atenas e observava a quantidade de bens e luxos que nela se vendiam, congratulava-se dizendo a si próprio: "de quantas coisas não tenho necessidade!".

Todavia a frugalidade de Sócrates não nos deve levar ao engano. Pelo que sabemos dele, estava muito longe de ser um dos santos ascéticos e mal-humorados, que ao longo da história se dedicaram a fustigar seus congêneres, condenando prazeres e o uso fruto da vida (verdade seja dita, essa descrição se encaixaria muito melhor naquele que seria seu discípulo Platão). Geralmente como o próprio Platão nos conta em O Banquete, Sócrates não recusava uma boa mesa, o bom vinho, nem a melhor cama. Simplesmente interpunha o valor ético ao mero prazer hedonista e não era mero escravo das necessidades materiais; Sócrates não odeia o corpo, simplesmente lhe interpõe os valores do espírito. Também estava muito longe de mostrar a arrogância de não poucos censores ou pessoas ilustradas, pois não tinha qualquer reserva em educar e conversar com um escravo do que fazê-lo com um jovem aristocrata (p. 26).

ao contrário dos poderosos estadistas, dos generais de considerável reputação, dos artistas afamados, e inclusive, dos hábeis artesãos. Sócrates não se vangloriava de ter nenhum conhecimento particular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.