Pesquisar este blog

Hinologia Cristã

 
Primeiro, a maioria nada tem de evangélico em seu conteúdo, é a minha opinião. Se você quiser saber o que é uma música de conteúdo evangélico, ouça a canção “O Evangelho”, do grupo Logos. Ali temos uma canção em que o programa do Evangelho bíblico e apostólico é claramente colocado.

Segundo fazem excessivo apelo emocional. Não quero dizer aqui que toda música que faz apelo emocional seja essencialmente ruim. Há músicas cristãs com apelo emocional que são até boazinhas. Outras que são excelentes, mas estas são casos em que a “exceção”, confirma a regra. Dentre as raras exceções podemos citar o maravilhoso hit “Não cedas”. Mesmo falando às nossas emoções, ele se constitui como uma maravilhosa palavra de exortação.

 Terceiro não podem ser digeridas por quem cresceu ouvindo Rebanhão, Logos, Sinal de Alerta e Canto da Terra e tanta coisa boa que já se produziu. O curioso é que os grupos mencionados não tinham nada do aparato que vemos nas produções atuais do mundo gospel (se quiser conferir, busque estes conjuntos no youtube e verá, se a informação confere, ou não). Mas ao ouvirmos suas canções vemos poesia, emoção, teologia, Bíblia sendo cantanda. E hoje? Belíssimas produções (do ponto de vista comercial, é claro), mas totalmente destituídas de qualquer conteúdo.

Quarto a qualidade musical (e isto falo com propriedade), poética é no mínimo pífia, não dá nem para apreciar, quissá gostar. Espanto-me com os “ministros de louvor”, coisa que nunca vi na Bíblia, que colocam hit’s de ritmo quente para tocar no culto apenas para mexer com as pessoas e depois que estas dançam, pulam e fazem trenzinho (nada contra tais manifestações em si), voltam vazias para os seus respectivos bancos

Mas volta e meia a brisa e o frescor do Espírito Santo sopram nesta área e ouvimos em rádios e nas mídias algo bom como é o caso de "tua graça me basta", "sobre as águas", "Sonda-me ó Deus", "Sonda-me, usa-me", “Glória e Honra”, “Maravilhosa Graça” músicas que nenhuma pessoa lúcida e orientada pode comparar com outras de qualidade infinitamente inferior.

Nosso maior problema com o nosso gosto musical, creio eu, esta em que desistimos de escolher, de ouvir, de apreciar, de selecionar, de usar o discernimento. Nosso gosto está nas mãos de uma mídia controlada por homens, que ainda que se digam cristãos são caídos (faço menção aqui à doutrina da queda, não a vida pessoal), logo sejam quais forem as intenções deles, o pecado original influencia e contamina, e o resultado é este, perolas no meio de muito lixo. É neste momento que o discernimento começa a contar.

Minha oração é que Deus nos dê discernimento para podermos lidar com este fenômeno presente de forma sábia.

http://blogdoprmedeiros.blogspot.com.br/

http://ouvirmusicasgospel.org/

11 comentários:

  1. Pastor Marcelo Medeiros, a sua colocação foi muito pertinente. Este texto não é saudosista como ouvi alguns criticarem, mas demonstra a falta de hinos estruturados na Palavra como ouvíamos antigamente e como ouvimos pouco atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela lucidez e clareza no seu comentário Patrícia. Vc faz parte desta obra.

      Pr Marcelo Medeiros.

      Excluir
    2. Patricia e Marcelo, pensava que só eu gostava de coisa boa, com consistência e não oba, oba... Fico feliz, que nos dias de hoje ainda temos pessoas, que extraem o supra sumo da letra... e o conteúdo dos hinos e musicas. Estamos falando dos hinos, mas abro um " " as musicas seculares também estão um lixo.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Por esta e outras razões prefiro ouvir Marisa Monte ao invés de Damaris - Tom Jobim ao invés de Regis Danéses - Vinicius de Moraes ao invés de Rose Nascimento; então se você me perguntar e ai Leandro está desviado eu lhe respondo: Não nobre amigo apenas meu ouvido não é pinico!

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas, as palavras do amado irmão Leandro Vianna... e isso não se faz apenas verdade com os hinos, mas tb com os sermões... ultimamente tenho preferido Arnaldo Jabour à Juanribe Pagliarin...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o cerne da questão, e a razão pela qual poucos são os pastores que prentendem mexer com a Hinologia crisstã. Eles sabem que o lixo musical atual e adequa e reflete a teologia deles.

      Excluir
    2. isso msm Marcelo... ótimo texto... Deus continue contigo meu nobre....

      Excluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.