Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Terror em Orlando




Recebi na semana passada a notícia do ataque à boite Pulse em Orlando da mesma maneira que recebo notícias desta natureza, com um misto de espanto e dor pelas inúmeras perdas. Antes da orientação sexual (coisa que não me interessa), vejo pais, mães e irmãos que são privados de filhos e irmãos. Honestamente não me agrada em nada a ideia de escrever sobre, uma vez que tudo o que pode ser dito se resume na repulsa ao ato em si, e na solidariedade. 

Todavia, contudo, no entanto, entretanto, veio a fala de Obama isentando a religiosidade do atirador como fator motivador do terrorismo, depois veio uma charge no Facebook insinuando que inteira responsabilidade dos EUA e a ligação desta nação com o cristianismo. Aí minhas anteninhas de velino detectaram o inimigo. 

Pesa sobre a extrema direita cristã norte americana a acusação de discurso de ódio legitimando o atentado (ver aqui). Acontece que as ligações entre o atirador e o terrorismo já estão confirmadas. E aí, um outro problema aparece. Qual? A tentativa de afirmar que todas as pessoas contrárias à condição, comportamento e orientação homossexual é tão extremista como um terrorista. Se você possui Facebook pode conferir nesta página

Caso você insista em saber qual a diferença experimente protestar na porta de uma mesquita ou fazer insinuações com o livro sagrado deles e saberá. Mas não para por aí. Creio que os desonestos que insistem na associação sabem da diferença entre entendimento e aceitação. Cristãos entendem a partir da base religiosa que possuem que família é homem e mulher. Na verdade a humanidade é basicamente formada de macho e fêmea. Mas isto não quer dizer que eu não aceite a aquisição de direitos por parte do mesmos, e concorde com quem dispara uma arma contra gays e lésbicas. 

O papel do Estado é a distribuição da justiça e com isto do direito e nem eu, nem ninguém pode interferir nisto desde que o meu direito não  seja cerceado. Simples assim.Em outras palavras, não cabe ao Estado interferir em minha consciência, naquilo que penso e nem na forma como entendo. Uma necessidade urgente é de pessoas equilibradas que debatam e discutam uma conciliação entre estes dois grupos supostamente conflitantes

Tenho dito repetidas vezes aqui neste espaço que o tratamento maniqueisante que tem sido dado à situação não é o ideal, uma vez que somente reforça o conflito e nem de longe promove paz e acordo. Da forma como as discussões são conduzidas temo que um clima similar ao da América se instale aqui. Honestidade intelectual, discernimento e sabedoria, são as palavras de ordem para que se evite a situação descritas nas linhas acima. 

Marcelo Medeiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.