Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Manifestações no Rio e em boa parte do Brasil


Curioso, mas creio que exatamente uma semana após ter publicado a crítica de Juan Arias aqui em meu blog, e de ter postado, o diagnóstico que Aldous Huxley fazia de nosso tempo, fui surpreendido com um movimento que começou de forma aparentemente tímida, desorganizada, e manipulada, mas que com o passar do tempo ganhou dimensões nacionais, e a julgar pelas matérias nos canais de TV aberta, está muito bem articulado. 
Confesso que demorei a comentar aqui, porque foi difícil diagnosticar este fenômeno. Não faltaram pessoas para atrelarem o movimento, que se dá próximo aos eventos esportivos e á visita do Papa Francisco, a uma ação política orquestrada por partidos que querem implantar o comunismo aqui em nosso país, o que descreio. Primeiro, porque a capitulação do regime comunista no mundo está ligada a um fato mais do que inconteste: a maioria absoluta dos presidentes com perfil de esquerda que foram eleitos, traíram seus ideais e adotaram a agenda neo liberal. Segundo, a Globalização, é na verdade uma síntese de tudo o que há de ruim no Capitalismo e no comunismo, de forma que tanto direita quanto esquerda precisam serem reconstruídas e este trabalho vai demorar anos. Por último, qualquer pessoa que tenha visto os jornais e seja minimamente informada viu a multidão gritando: " não temos partido, não temos partido...". 
A frase de ordem é uma clara demonstração de insatisfação para com a política partidária em nosso país que a despeito das siglas, legendas, e das supostas ligações deste, ou daquele partido com uma suposta "esquerda", ou "direita", na verdade se mostrou comprometida com a manutenção dos velhos vícios políticos de nossa nação. A maior demonstração desta realidade concreta, mas não imutável, é o claro descumprimento, por parte do legislativo, com relação às sentenças do supremo, mensaleiros comprovadamente culpados, julgados e condenados, assumem cargos importantes, em flagrante desrespeito para com uma nação que pela primeira vez sentiu os ares de uma democracia.  
O segundo golpe dos críticos do movimento foi a razão de ser do mesmo. Afinal, por que protestar por reles R$ 0, 20? E a resposta veio por meio de um jornalista que criticando Arnaldo Jabour, afirmou, com muita propriedade que a razão não estava nos vinte centavos, mas na queda da qualidade do serviço. Aliás não é de hoje que os empresários de ônibus, que recebem concessões do governo para explorarem linhas, oferecem serviço de qualidade pífia, um transporte público que não atende à população e obriga o povo a usar o veículo particular, o que provoca congestionamentos no trânsito e piora na qualidade de vida. 
Uma outra crítica muito comum às passeatas, que ocorrem em todo o Brasil, foi a prática de vandalismo. Mais uma vez a própria imprensa, se viu forçada, a admitir que o movimento em apreço foi majoritariamente pacífico e ordeiro.  Entre as imagens, manifestantes distribuindo flores para as autoridades policiais, o desastre em todo o Brasil fica por conta de um grupo de bandidos, que se valendo do movimento, ao meu ver legítimo, depreda patrimônio público, queima e quebra prédios históricos além de humilhar e expor à vexação o poder público, representado por meio de uma instituição com mais de dois séculos de existência, e que a despeito de quaisquer críticas que possam ser feitas, é a força com a qual todo cidadão conta nas horas mais difíceis. Mas tenho de dizer que acredito sim em manifestação pacífica, na não violência (visto que a base suprema desta é cristã também).
Eu sei que o problema real de nossos políticos é o pecado, sim, acredito que o homem é irremediavelmente corrupto, desonesto, que como disse Hobbes, todo homem que ascende ao poder, usa o mesmo em benefício próprio. E, exatamente por este motivo, não creio que após esta série de protestos, outras serão necessárias. Não vejo, com bons olhos a questão proposta pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que  chegou a afirmar que não entendia a dinâmica dos novos protestos visto que não tinham liderança, e por isto não dava para negociar. Para mim, esta é uma forma velada de dizer que a população não será atendida, coisa que duvido, caso as pressões sociais aumentem. 
O que não podemos fazer é entender que sentados, trabalhando, estudando e cuidando de nossa vidinha as coisas irão melhorar por si sós, conforme entendiam os positivistas. Não de forma alguma, até nós cristãos temos de protestar sim, e sem temer pelo futuro, que a Deus pertence, pois como disse Jesus, basta de  cada dia o seu mal. O que não é bom é a semeadura da omissão, e queira Deus que esta esteja saindo de moda em nosso solo pátrio, e que, de fato o gigante adormecido tenha despertado. 

Rio 18 de Junho de 2013, ás 0 horas e  11 minutos. 
Marcelo Medeiros

4 comentários:

  1. Deus continue abençoando amado pastor e que suas palavras ecoem. Eu creio em movimentos populares. Participei do "Diretas Já" e do "Fora Collor" e sinto-me privilegiada em estar amanhã no #OGiganteAcordou. Lutei para um Brasil melhor pra mim e, agora, luto para um Brasil melhor para meus filhos. Jejum, oração e ação!

    ResponderExcluir
  2. Bravo meu amigo! Muito bom! Sabemos que as razões pelas quais as pessoas estão indo para as ruas não é somente por causa dos 0,20 centavos no aumento das tarifas dos ônibus! a causa e os motivos pra tais manifestações são muito maiores, muito mais profundos e mais significativos! Ninguém aguenta mais tanta corrupção, tanta roubalheira, tanta mentira, tanto cinismo, tato descaso, tantas omissões,etc, por parte dos nossos políticos, por parte daqueles que deveriam nos representar, que são responsáveis pela gestão, pela administração, pelo emprego dos bens e do dinheiro público!O povo não aguenta mais sofrer, não aguenta tamanha irresponsabilidade dos nossos governantes em relação a diversas questões que são prioridades e fundamentais pra que possamos viver uma vida com dignidade! A situação chegou no limite! Não podemos fechar nossos olhos, não podemos tapar nossos ouvidos,nãom podemos ficar omissos diante de tantas aberrações sociais e políticas! Não podemos viver só de pão o circo. Precisamos de saúde de qualidade, educação de qualidade, transporte de qualidade, cultura de qualidade, enfim, serviços públicos de qualidade! Pagamos um preço muito alto pelos péssimos serviços que são prestados! O pior de tudo é que pagamos, na maioria das vezes, dobrado! Pagamos plano de saúde, escola, faculdade, segurança, tv por assinatura, pedágio, etc. Ninguém aguenta essa carga tributária! Somos um dos países que pagamos mais impostos no mundo e uma das mais pesadas cargas tributárias! Já estava na hora do Brasil acordar, de sair da passividade e ir para as ruas reivindicar seus direitos, mostrar suas insatisfações, seus descontentamentos e suas indignações! Felizmente o POVO acordou! Espero que essa vontade de mudança, essa coragem, essa garra, não seja apenas um fogo de palha, um oba oba, algo passageiro! Se os movimentos continuarem crescendo e se fortalecendo o Brasil finalmente vai se transformar! Vamos torcer pra que isso aconteça! Pra que o povo brasileiro saia da apatia e do ostracismo! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mello, falou e disse, mas como já falei com vc no facebook, é hora de sentarmos e definirmos as prioridades da nossa agenda.

      Excluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.