Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de abril de 2014

2 de Abril (pai de autista e com a graça de Deus)

n

Esta data é reservada para a conscientização do autismo,  mas o que é isto? É uma síndrome (conjunto de sintomas, perceba que no tocante a mesma a palavra doença tem sido evitada), que afeta três áreas, a comunicação, a socialização e o comportamento. A ONU criou a data no fim de 2007, e iniciou a campanha de conscientização em 2 de Abril de dois mil e oito (aqui).
Confesso que a síndrome sempre me despertou curiosidade, desde os antigos comerciais que passavam na TV, onde o autista era sempre retratado como aquele individuo isolado, até a faculdade, onde ao cursar a disciplina Educação Especial, escolhi estudar o autismo na educação. Três anos depois tive meu segundo filho, e dois anos depois o susto de saber que o mesmo era autista, afinal, a curiosidade acadêmica e pessoal é muito distante da experiência pessoal. De lá para cá não foram poucos os dilemas, os sonhos frustrados, as decepções, as revoltas internas, e as indagações (afinal, por que eu?).
O livro confiança cega de Brennan Manning, foi e tem sido decisivo em uma constante tomada de postura de minha parte. Qual? A de eliminar toda autocomiseração e a de confiar na constante e enigmática graça de Deus, que sabe fazer vir sol e chuva sobre bons e maus, e justos e injustos. A leitura do confiança cega me fez ver que na pessoa de um autista Deus me deu um dos maiores presentes, e com esta graça a oportunidade de amar irrestritamente, e a despeito de quaisquer falhas alguém além de mim mesmo.
O medo teve de dar lugar á coragem, se ser pai de um filho dito normal já é um ato de coragem, ter um filho autista demanda uma dosagem exponencialmente maior de destemor, e portanto (caso seja cristão como eu), de confiança em Deus, em seus planos, projetos e propósitos. E se você vê nestas palavras algo em comum com o que tem sido atribuído a Saramago, saiba que é isto mesmo, vivo tendo de superar não somente o medo de perder o meu filho, mas de que ele me perca, ou que não tenha quem cuide dele na minha ausência. Mas como diz o cartaz, ele é emprestado, e sei quem me emprestou meu filho e no final das contas confio a ele o cuidado (aqui).
Uma coisa é certa, não há como sentir orgulho em uma ocasião destas. Vou me explicar, a grande lição que tenho aprendido com a experiência de ser pai de autista é que, ou confio em Deus (e se fosse ateu procuraria algo que o substituísse), ou dou lugar á revolta e a impotência que a situação me coloca e afogo as mágoas em algum vicio. Fico com a primeira alternativa, e conto á cada dia com a graça de Deus e me alegro com as graças que ele me dá dia após dia.
Tenho percebido o quanto meu filho é especial, no sentido de me fazer uma pessoa melhor, de me ensinar o quanto a vida é, ou tem de ser simples. Mas precisamos ainda de mais conscientização a respeito desta e das demais diferenças, para que o mundo seja melhor para todos. Um forte abraço para você leitor e para você pai e mãe de autista.
 
Marcelo Medeiros, pai de autista com a graça de Deus.

5 comentários:

  1. pastor eu creio que DEUS irá colocar um ponto final lindo na historia do seu filho dando a ele a cura se é que posso falar assim , eu não entendia muito bem o que era o autismo e na verdade ainda não o entendo bem, mas tenho a certeza que ele lhe dará muitas alegrias pois DEUS fará isto por ele e pelo senhor que tanto quer ver seu filho agindo de maneira natural sem se preocupar com os cuidados excessivos que ele precisa ter. lembra do apresentador CAJURU ele também era autista e ele hoje é um homem bem sucedido e esclarecido. se ele que não serve a DEUS recebeu essa GRAÇA de DEUS imagine seu filho que já nasceu ABENÇOADO e com o peso da promessa em sua vida. é uma questão de tempo pra vc ver o milagre invadir sua vida sua casa e filhos eu CREIO NISSO EM NOME DE JESUS.. fica na paz ... e como o senhor mesmo disse coma GRAÇA DE DEUS. forte abraços e bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata obrigado pelas palavras sinceras. O maior milagre já tem acontecido, pessoas interessadas na melhora do meu filho, profissionais engajados, e profundas mudanças na minha vida. O que vier da parte de Deus é lucro, e será muito bem vindo. VAMOS ORAR.

      Excluir
    2. amem pastor eu sinceramente tenho orado e creio que o senhor DEUS fará algo maior por sua familia ele tem visto seu esforço e desempenho pela obra dele e por sua palavra .fica na paz e muita sudade de vcs .bjss e abraços manda bjnhss pra lubia

      Excluir
  2. Meu querido amigo, irmão, e pai na fé:
    Me emocionei ao ler esta postagem. Simplesmente pelo fato de te conhecer e acompanha-lo como pai de autista. Que bom que o Gabriel nasceu nesta família, onde é amado incondicionalmente! Sei que muitas surpresas virão e que, as lutas e os desafios, o fazem mais forte.
    O melhor de Deus ainda está por vir!
    Abraço carinhoso desta filha que te ama!
    Simone Moreira.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.