Pesquisar este blog

sábado, 12 de abril de 2014

O legado de Moisés



Legado, e a parte da herança deixada pelo testador a quem não seja herdeiro por disposição testamentária nem fideicomissário. Em termos culturais, a língua, os costumes e as tradições que passam de uma geração para a outra. Estudar a respeito do legado de Moisés, equivale a estudar a tradição que ele legou ao seu povo e consequentemente aos cristãos.

I) SUA INFUÊNCIA NO JUDAÍSMO
 
A influência de Moisés se faz sentir no judaísmo em função de ser o mesmo o homem a quem Deus encarregou de libertar o povo de Israel, de lhes conduzir á terra, mas acima de tudo por ter sido o seu legislador, aquele cuja vida e obra lhes deu como legado uma lei. Também é perceptível a influencia de Moisés como profeta, no sentido de ser um porta voz de Deus para o povo.
Foi a Moisés que Deus confiou a missão de libertar o povo de Israel, uma vez que a palavra que Iahweh dera para Abraão estava por se cumprir, e o povo já havia passado seus quatrocentos anos na terra do Egito. Muito antes de todos estes fatos ocorrerem Deus já os havia anunciado ao seu servo Abraão, bem como o contexto de juízo em que a libertação do povo se daria (aqui). Foi com fins de cumprir tais propósitos que Deus preparou e chamou Moisés (aqui).
Em toda a Bíblia Moisés será reconhecido como aquele por meio de quem Deus deu a lei ao povo. Deus ordenou que Moisés subisse ao Horebe para de lá transmitir para ele suas leis mandamentos e estatutos. Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar (Ex 24. 12 ACF), sim, ele mesmo, deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus (Ex 31. 18 ACF).
Assim sendo, é possível o entendimento comum ao do Evangelista, quando este diz: a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo (Jo 1. 17 ACF). Em outra ocasião Jesus perguntou aos seus oponentes: Não vos deu Moisés a lei? (Jo 7. 19 ACF). Em ambos textos fica claro que Jesus atribuía a Moisés algum papel na mediação da entrega da lei.
O papel de Moisés como profeta pode ser visto no testemunho que a própria Escritura dá a respeito do seu papel, a afirmar:
E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face; Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.
E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel (Dt 34. 10 - 12 ACF). 
Em outras palavras este foi o homem a quem Deus escolheu, e preparou para ser o instrumento por meio do qual os sinais divinos seriam feitos na terra do Egito com o fim de, por meio destes mesmos exaltar o seu nome em toda a terra (aqui).  
 
II) O EXEMPLO DE VIDA

Moisés é descrito como alguém que renunciou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo os sofrimentos que aguardavam o povo de Deus e futuramente ao Messias, do que desfrutar do gozo do pecado. Este é o retrato feito pelo autor da carta aos Hebreus.
Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa (Hb 11. 24 - 26 ACF). 
Neste texto é possível perceber que o exemplo de vida de Moisés tinha como fundamento a fé que ele desenvolveu em Deus. É digno de nota, que de acordo com o autor da carta em apreço, que foi pela fé que os antigos alcançaram testemunho (Hb 11. 2 ACF). Neste ponto o legado de Moisés atinge aos cristãos da era atual, uma vez que ao falar dos servos de Deus da antiga aliança, dentre os quais Moises, o autor sacro afirma: E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados (Hb 11. 39, 40 ACF). Neste sentido, Moisés se faz exemplo de vida para nós e sua história constitui-se um convite para que caminhemos tendo em mira os seus exemplos.
 
Em Cristo, Pr Marcelo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.