Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

31 de Outubro, dia da Reforma Protestante

Hoje é o dia em que se comemora o aniversário da Reforma Protestante, movimento de natureza social, politica e religiosa, que eclodiu na Europa em plena renascença. A despeito das atuações anteriores de Jeronimo Savanarola, Jonh Wyclliffe, Jonh Hüss, sendo que este no momento de sua morte proferiu uma profecia, que dizia: podem queimar o ganso, mas dentro de cem anos Deus levantará um cisne que não poderão queimar. Sua morte se deu em seis de Julho de mil quatrocentos e quinze. Em trinta e um de Outubro de mil quinhentos e dezesseis Martinho Lutero pregou suas noventa e cinco teses contra as vendas de indulgencias da cúria romana.

Este ato foi o começo de um movimento cujas as proporções foram além do aspecto religioso, mas cuja herança doutrinária foi de extrema importância. O legado vital da Reforma é a constante revisão que a Igreja tem de fazer de si mesma, tendo por base os cinco solas. Sola fide, Sola Gratia, Sola Escriptura, Solus Christus, Soli Deo Glória.

O homem é justificando diante de Deus exclusivamente pela graça, tendo por base os méritos de Cristo. A graça é o meio pelo qual somos salvos, independente de quaisquer méritos e deméritos. A Escritura é a suprema regra de fé e de prática dos cristãos. A vida cristã tem como única finalidade a glória de Deus.

A necessidade de revisão e de reforma ocorrem quando no lugar da fé e da graça entram o mérito humano, e no lugar da Escritura a cultura, com isto Cristo deixa de ter o seu papel central e a glória devida exclusivamente à Deus é deslocada para seres humanos frágeis e falhos como nós. É este constante perigo que demanda de nós uma constante Reforma Eclesiástica. Que Deus abençoe o seu povo e nos dê o devido discernimento para prosseguimos em sucumbir às tentações do presente século.

Pr Marcelo Medeiros

Um comentário:

  1. Amém, que Deus nos der mais e mais da sua graça para que possamos estar no centro da sua vontade, Assim creio que não seremos contaminados!

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.