Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

28/10 Dia do funcionário público


Escrevo este texto não na qualidade de teórico, mas primeiro, na condição de filho de uma funcionaria pública, marido de uma técnico de enfermagem funcionária do município do Rio de Janeiro, e como alguém cujos mais de vinte anos de trabalho são dedicados à causa pública. Logo, o conhecimento que possuo não é o de um observador neutro, mas de alguém que sabe o que é prestar um concurso, ganhar mal pelo que exerce e ainda enfrentar o mal humor do chefe e a falta de educação e de reconhecimento da população em alguns casos.
Antes que o leitor resolva me crucificar, entenda que eu sei que existem funcionários públicos que não funcionam e nem são públicos. Não funcionam porque a estrutura não permite. Em alguns casos, a grande verdade é esta, o SERVIÇO PÚBLICO FOI FEITO PARA NÃO FUNCIONAR, em outras palavras para gerar insatisfação e assim aquecer a máquina das promessas das campanhas políticas. Mas desejo falar de algo mais importante: O Dia do Servidor público.
Não se sei se é do domínio público, mas existem serviços pelos quais o estado se responsabiliza, e de forma tal que, alguns são vistos como atribuição exclusiva do Estado. Tanto que quando se recorre ao uso particular dos mesmos, obtém-se o direito de abater do imposto de renda. Entre os ditos serviços, destacam-se: saúde, educação e a segurança (que não sei se dá abatimento do imposto de renda). Fato é que visando atender tais serviços, e os que se desmembram dos mesmos, o governo contrata mediante concurso uma classe frequentemente chamada pelo nome de servidor(es) público(s). Dentre os mesmos destacamos professores, médicos e policiais, que trabalham na união e no Estado, podendo no caso dos primeiros trabalhar também no município.
Reconheço que o debate em torno do que é público, ou privado ainda permanece em aberto. Na minha singela opinião, que na verdade é mais do que óbvia, todos os que trabalham com o público, ou exercem uma função que visa o bem estar público deveriam de ser considerados como servidores públicos, visto que o serviço dos mesmos, em tese, destina-se ao povo em geral, sendo o caso dos médicos, policiais (civis e militares) e professores o mais flagrante de todos. Mas o servidor da iniciativa pública destaca-se pelo fato de haver prestado concurso e comprovado competência para o exercício da função, e por fazer parte de uma estrutura que não tem o lucro como finalidade.
Infelizmente, em nosso país estes servidores não são devidamente valorizados. Às vezes não se reconhecem naquilo que fazem, com isto o trabalho dos mesmos acaba por se tornar um instrumento de tortura. E, algumas ocasiões enfrentam chefes, sim, eu disse chefes; que nãos os valorizam pelo desempenho no serviço que prestam à população. Estes caciques nasceram no tempo errado e usam a maquina pública como meio para satisfação pessoal (coisa da qual Hobbes falou e muito bem), na verdade como moeda, uma vez que foram beneficiados com o cargo de confiança. Assim o servidor e o serviço, que deveriam serem públicos se tornam privados; afinal, contrariando tudo que se fala nas conferencias sobre gestão e liderança, os chefes buscam funcionários e um serviço que não agrada ao público, mas a si mesmos. Como se não bastasse enfrentam ainda uma política voltada para resultados, como se alguns serviços tais como educação e saúde, por exemplo pudessem ter a sua qualidade mensurada por números na estatística.
Tudo isto é enfrentado por estes funcionários e posso dizer que a maioria que conheço desempenha o ser serviço muito bem. Apenas à título de exemplo, conheço médicos, músicos, e professores que trabalham sem a mínima condição para tal, sem a devida valorização salarial e sem o devido reconhecimento, mas que desempenham a sua função de forma magistral. Se querem melhoria salarial, se desdobram no exercício do encargo e se preparam para prestarem concursos que possibilitarão ascenderem aos cargos de melhor remuneração. VIDA DE SERVIDOR PÚBLICO É MAIS OU MENOS, MAS É ISTO.
Por este motivo quero desejar aos funcionários públicos que com humor, perseverança, zelo, dedicação exercem suas atividades, um feliz dia do servidor público. Gostaria de incluir aqui os que enfrentam no dia-a-dia o mal humor dos chefes que acham que chefiar é tornar a vida do outro um inferno, que entendem que exercício de um cargo de confiança é algo que pode ser feito às expensas da confiança dos subordinados, e do público ainda que mal instruído, formado e educado como o nosso.  Meus parabéns aos que resistem bravamente às políticas de visibilidade estatística cujo único fim é o eleitoreiro, aos que se desdobram no encargo atual e lutam por melhorias estudando para galgarem melhores posições.
 
Parabéns funcionário público. Marcelo Medeiros, funcionário público.

Um comentário:

  1. É isso Pastor! Somos servidores servos e se não somos politiqueiros, muitas vezes ficamos à mercê de chefes que nos execram porque não defendemos a bandeira do político que os colocou ali...
    Obrigada pelo carinho e lembrança.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.