Pesquisar este blog

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Quero ter conteúdo





Estava lendo um livro do Augustus Nicodemus Lopes (o que estão fazendo com a Igreja), mas que o leitor pode acessar aqui, e confesso ter ficado profundamente tocado com a frase seja jovem para frente, mas não deixe Jesus para trás. Desde que li as obras de Stott e Lewis tenho sido tomado pela convicção inabalável de que é possível sim ser ortodoxo, criativo e relevante. Em outras palavras as doutrinas da ortodoxia cristã reformada podem ainda ter relevância e significado para a geração atual. Neste caso, o que temos de fazer é ouvir o mundo com suas questões e aplicar as doutrinas da reforma de forma contextualizada. O problema, conforme ressalta Nicodemus, é imaginação, o que de forma alguma faltou a Tolkien e Lewis.

Talvez o leitor esteja se perguntando a respeito de como ser relevante e atual, sem romper com os limites da tradição bíblica. Automaticamente me ocorreu a letra de uma canção evangélica. Canção evangélica? Sim, quem diria que a resposta viria logo da poesia?! Mas veio da letra da canção conteúdo do grupo Logos. Nela, o Pastor Paulo césar ora a Deus dizendo: Não quero ser como nuvem sem água levada por ventos daqui, ou de lá.... (aqui). O perfil de crente ou herege que o cantor canta não desejar ser é bem parecido com o de herege descrito por Nicodemus no artigo não se fazem mais liberais como antes (aqui).

O coro da canção versa: Quero ter conteúdo, sabendo de tudo em volta de mim, mas nunca trocando a viva Palavra pelo que eu achava ou deixe de achar. Este é o segredo: estar antenado com a atualidade, afinal, as questões do mundo atual não são as mesmas, nem do mundo de Paulo, e nem do de Lutero quando ambos elaboraram a doutrina da justificação pela fé, mas não se quer dizer com isto que a doutrina tenha perdido a relevância, pelo contrário, mas do que nunca ela é atual. Neste ponto a leitura de Stott é bem pontual, uma vez que o mesmo recomenda que se ouça o mundo, mas que este ouvir se dê com a finalidade de construir pontes entre a realidade bíblica e a atual, e que para isto necessário se faz muita moderação.

Duas atitudes antagônicas precisam ser deixadas de lado a de ficar no mundo bíblico sem nada ter a dizer para o mundo atual, e a de ficar no mundo atual sem ter nada do mundo bíblico a dizer para a geração atual. O primeiro erro é muito praticado por quem se diz ortodoxo, e o segundo por quem se diz crítico, e ambas precisam de serem evitadas por quem se diz Cristão e nesta condição é inescapavelmente sal e luz deste mundo. Afinal, nosso solene dever consiste em: ajudar a abrir  muitos olhos que estão por aqui, ou por lá... com idéias tão dúbias, ainda afastados da luz. Não custa nada ouvir as palavras do Reformado Spurgeon, para quem todo conhecimento tem o seu devido lugar e nunca é demais nos munirmos de conhecimento em todas as áreas. Mas convém ressaltar que se este conteúdo não servir em nada em nossa missão ele se tornará estéril. Para que o mesmo nos seja útil é importante que ele esteja em constante interação com a Palavra, sendo esta o critério de valor por excelência.
Em Cristo Marcelo Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.