Pesquisar este blog

domingo, 6 de janeiro de 2013

O dia da vitória total





Preste atenção ao cartaz.
O cartaz traz o anúncio de uma campanha que estamos realizando em nosso ministério Assembléia de Deus em Cidade Nova. O tema de nossa campanha é o dia da vitória total. Mas o que é vitória? Em nossos dicionários vitória consiste na ação ou efeito de vencer o inimigo em batalha, ou seja, em um triunfo. No mundo esportivo, é a vantagem definitiva que, numa competição, uma pessoa ou equipe alcança sobre outra pessoa ou equipe. Em termos pragmáticos, ou seja, no dia-a-dia, interpretamos a palavra como sendo o bom resultados em nossos negócios pessoais, em outras palavras: vitória é um resultado feliz, obtido a preço de certos esforços
Mas em termos bíblicos o que é vitória? É ser vitorioso em uma batalha? Não o povo filisteu venceu o povo de Deus em uma batalha, na qual Deus queria matar os filhos de Eli (I Sm 4. 1 - 10). Mas a arca do Senhor humilhou Dagom e os Filisteus (I Sm 5. 1ss). Em termos humanos, a morte de Jesus, foi uma terrível derrota (Lc 24. 19 - 21), e infelizmente há pregadores que pensam assim. Mas Paulo vai nos dizer que Cristo cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz (Cl 2. 14, 15 NVI).  Foi morrendo que Cristo venceu a Satanás.
Ser vitorioso é o mesmo que ser bem sucedido? Não, ao homem que ajuntou em seus celeiros, Deus lhe disse: Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? (Lc 12. 20 NVI). Jesus conclui o seu ensino afirmando: Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus (Lc 12. 21 NVI). 
O padrão divino de vitória é outro, tem a ver com o que Jesus disse, quando convidou seus discípulos a pensarem o seu discipulado. Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? (Mt 16. 24 - 26 NVI). 
Neste novo padrão quem quer ganhar, mas não está disposto a perder a própria vida, se necessário for, não leva nada, mas nada mesmo. Para ganhar tem de perder. Isto é o contrário do que estamos acostumados a ouvir, mas é a mais pura, absoluta, e cristalina verdade. Neste contexto vitória é um estilo de vida, no qual as aparentes derrotas são transformadas em conquistas e triunfos. Ésta é a essência do ensino bíblico a respeito do tema.
 
Em Cristo, Pr Marcelo Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.