Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Deus e os heróis

 
Caminhando pelo face vi algo interessante
 
Fazendo as minhas visitas diárias ao facebook, e eis que em plena quarta - feira, aos dezesseis dias do mês de Janeiro do ano de 2013, me deparo com a seguinte postagem:
 
Noé era um bêbado, Abraão era
velho demais, Isaque era medroso,
Jacó era um mentiroso, José era um
escravo , Moisés era gago e incapaz
de falar em público ,Sansão tinha
cabelos compridos e era adúltero,
Jeremias e Timóteo eram jovens
demais, Davi cometeu um adultério e
um assassinato, Jonas fugiu de Deus ,
João Batista era uma figura excêntrica
e até comia insetos ,Pedro negou
Cristo, Zaqueu era pequeno demais,
e Lázaro estava morto! E não
esqueça: Jesus ajudou todos eles !!
Deus usou todos essas pessoas com
seus defeitos, quando Deus quer te
usar ele não olha seus defeitos, ele te
capacita, e te faz mas que vencedor!
 

 É verdade, a Bíblia em momento algum apresenta qualquer um destes como grande herói. Aliás, esta pecha (posso falar assim), era dada aos descendentes de divindades e seres humanos da era pré-homérica (semideuses). A única menção que a Bíblia faz aos mesmos sequer é honrosa. De acordo com o relato de Gênesis, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos (Gn 6. 4 NVI). Mas, ao contrário do que se esperava a presença deles não melhorou muito a nossa humanidade, pelo contrário, a narrativa segue dizendo que a perversidade humana aumentou. Daí o fato de Deus investir em um Davi mulherengo, em um Moisés relutante, em um Gideão libidinoso.
O dicionário michaellis segue dizendo que herói é um homem elevado a semideus após a morte, por seus serviços relevantes à humanidade. Talvez esta seja a razão de vermos homens como Davi, Abraão, e o próprio Jacó desta forma. Eles erraram, mas deixaram um legado, e pelo seu histórico, nos os elevamos a tal categoria. Com isto nos esquecemos que Elias era homem sujeito às mesmas fraquezas que nós.
Um conceito mais humanizado do termo é o de que o herói é alguém que se distingue por coragem extraordinária na guerra ou diante de outro qualquer perigo. Mas lendo a Bíblia com honestidade, não vejo coragem alguma em Gideão, por exemplo, quando recebe de Deus a ordem para destruir o altar de Baal, tanto que ele o fez de noite (Jz 6. 25 - 27). E Paulo que ao chegar em Corinto temeu (At 18. 9; I Co 2. 3)? Nem o apóstolo dos gentios escapa? Não! Não! E não!
Estes defeitos não foram registrados no texto bíblico para que nos acostumássemos com nossa condição. Mas para que aprendêssemos que Deus nos ama e nos emprega nos seus projetos, a despeito dos mesmos. Para que aprendamos a tirar força da fraqueza (II Co 12. 10; Hb 11. 34). Esta é a essência da mensagem da Bíblia. Deus faz de tal forma para que nos acostumemos com seu caminhar, que é diferente do nosso.
O único momento em que os heróis entram em cena no cenário bíblico, as coisas pioram, e muito. De acordo com o livro apócrifo de Enoque, estes heróis são resultado da mistura de seres angelicais com  seres humanos. A despeito da credibilidade que venhamos a dar a tal perspetiva teológica, a lição que fica é que este tipo de superman é um projeto diabólico, jamais divino. Deus não conta com super homens ele conta com vasos frágeis e nestes ele deposita os seus tesouros.

P. S. Moisés não era gago, nem incapaz, a Bíblia diz que ele era poderoso em palavras e obras, ele era hesitante mesmo (At 7. 22).

P. S. Sansão não era adúltero, era fornicário e mulherengo mesmo, além de amar um jugo desigual.
 
Em Cristo, Pr Marcelo Medeiros.

2 comentários:

  1. muito bom q possamos pegar os melhores exemplos e trazer para a nossa vida, e os erros mostrar de lição q o ser humano é falho!

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.