Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Fim da Polêmica? Será?




 
 
Há algum tempo atrás deixei um post na minha linha do tempo no facebook, onde repudiei a atitude de uma pessoa, que depois descobri ser um pastor, na qual o mesmo aparecia cheirando a Bíblia. A mensagem, como o própria Malafaia admitiu era de caráter dúbio, não se sabia se ele estava cheirando a Bíblia, ou usando a mesma para inalar cocaína. Na época, fiz questão de pontuar que a proposta do referido Pastor, a despeito de carregada de boas intenções não se alinhava com a Bíblia.
O mesmo usava alguns textos de autoria de Paulo para justificar sua proposta de evangelismo (I Co 1. 18; 4. 10). Quando esteve em minha igreja usou o texto de I Co 4. 10. O problema é que ser louco no sentido em que Paulo fala é adotar um padrão estranho aos olhos do mundo. Neste caso, o comportamento cristão, que é incompreensível aos olhos do mundano, do homem natural (I Co 2. 14). Não tem nada a ver com atitudes extravagantes defendidas pelo "pastor" e "pregador". 
Gosto do zelo que este pastor tem na evangelização, mas não me agrada a visão que ele tem do seu  próprio ministério. Em sua fala ele dá a entender que seu método de comunicação é a redenção da juventude. Mais estranha ainda é a confiança que a juventude deposita nele. Até onde sei, adolescente não admite, nem abre sua vida aos obreiros da forma que ele narra no programa. Falo isto com base nas experiências que vivi ministrando palestras sobre sexualidade. Foi pelas perguntas que eles fizeram, que eu e minha esposa percebemos como ia a vida sexual deles. Me perdoem admiradores do pregador, o meu ceticismo. Mas não para por aí.
Uma das coisas mais sábias que ouvi no programa é a fala do Salomão do reagee. Ele diz que o segredo não está no esterótipo da pessoa, mas no fato de verem Jesus em nós. E a julgar pelas palavras do outro pastor, parece que as pessoas, falo principalmente das igrejadas, perderam esta capacidade, e isto, ao ponto de precisarem de alguém que esteja vestido com um visual descolado, falando gírias e coisas do tipo.
Mais grave em tudo isto é que nosso pastor pop entende que a linguagem é o segredo na comunicação do Evangelho, quando na verdade é o Espírito Santo. Paulo afirma: nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente (I Co 2. 12 NVI). Se o evangelho está sendo comunicado e seus enunciados não estão sendo entendidos pela nossa geração, principalmente se ele já é evangélico, o problema é de natureza espiritual, não cultural. Tratar um problema espiritual com um remédio cultural é uma tragédia semelhante a tratar problemas estomacais e analgésicos.
É aqui que ele faz o que ao meu entender é um erro teológico. Ele entende que as pessoas da geração atual não possuem a capacidade para entender o mandamento Amarás ao Senhor teu Deus sobre todas coisas. Se recorrermos ao texto e a seu contexto entenderemos que Amar a Deus sobre todas as coisas é o mesmo que guardar seus mandamentos, dilema este, que a partir das palavras do próprio pastor pop, permanece na geração atual.
Assim, o que o nosso mais do que bem intencionado pastor pop faz? Substitui o verbo amar, pelo enlouquecer. Creio que Lucinho Barreto tem de ouvir um pouco mais o filósofo Mário Sérgio Cortella, particularmente o vídeo "não nascemos prontos". Ali ele entenderá porque os jovens são loucos por Big Mac. Além do mais ninguém pode amar a Jesus da mesma forma com que gosta de um produto de consumo como como o descrito acima, no caso, o Mac Fisch.
Gostei da posição dele quanto ao Homossexualismo e a sexualidade, e da forma tacanha coma qual a mesma é tratada em nossas igrejas. Mas duvido que isto seja tratado com o procedimento adotado pelo pastor pop. Não tenho nada contra o pastor em questão. Isto tem de ficar claro. Não sou Deus para julgar as intenções do mesmo. Paulo afirma: não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação (I Co 4. 5 NVI).
Por outro lado o verbo aqui usado para julgar, κρινετε, é o mesmo que aparece quando Paulo afirma: quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido (I Co 2. 15 NVI). O termo discernir,equivale a julgar do grego κρινει (krinei). Então a palavra que trarei é uma palavra de discernimento, não um veredito judicial.
Mas o meu diagnóstico do que está acontecendo não é favorável. Creio que ele representa uma tendência de momento como foi o G12, e quando o modismo passar veremos o que vai ficar. Se frutos permanentes, ou palha, pois como Paulo afirma: ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre esse alicerce, usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo (I Co 3. 11 - 15).
É Deus quem trará a luz a qualidade dos frutos, da obra, do ministério dos envolvidos em questão. Mas fica aqui a palavra de alerta sim. O segredo do Evangelho, bem como do crescimento do mesmo não está na forma que nos vestimos para nos fazermos contextualizados ao ohar do jovem, muito menos na linguagem que usamos, mas em que estes vejam Cristo em nós.
 
 
 

Em Cristo, Pr Marcelo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.