Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Protestantismo Perde a Hegemonia nos EUA



Não é de hoje a associação que se faz entre crescimento econômico e secularismo, quem prestou atenção nas aulas de Sociologia no Ensino Médio, ou na graduação sabe do que estou falando. Ainda que sob ênfases distintas os pensadores, usualmente considerados como pais da sociologia, levantaram hipóteses a respeito do enfraquecimento da mesma, decorrente da prosperidade e do acesso à educação. Os Estados Unidos parecem ser a única exceção, daí, um desafio constate aos sociólogos e demais teóricos estudiosos do fenômeno. Pareciam.

Pesquisa realizada pelo instituto Pew, apontou, pela primeira vez na história que americanos que se dizem ligados à religião protestante estão abaixo da porcentagem dos cinquenta por cento. De acordo com a matéria (aqui), este fenômeno vem acompanhado do aumento dos agnósticos (termo que não deve ser necessariamente compreendido no sentido estrito da palavra), uma vez que, ao que parece pesquisadores, e os que assim se definem apenas se veem como pessoas que não são ligadas a religião alguma. 

Um dos pesquisadores arrisca que parte do ocorrido se deve à diminuição do estigma de não pertencer a nenhuma comunidade religiosa. Ao meu ver a cultura americana, é cada vez mais oposta tanto ao evangelho, quanto ao protestantismo. Mas creio que o fato se dá em razão de um crescente anti clericalismo, associado ao relativismo moderno, ao declínio o evangelicalismo, e sobretudo ao processo de mercantilização da fé. A respeito deste último, a oferta aumentou, mas a procura, ao que parece tem diminuído por lá. O aspecto positivo? Onde abunda o secularismo abunda a genuína fé, que por sua vez pode realmente contagiar as pessoas que querem, mas por dúvidas reais não conseguem obedecer ao Evangelho. 

Marcelo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.