Pesquisar este blog

sábado, 10 de maio de 2014

O ministério do Apostolo


O termo ministério na carta aos Efésios é literalmente serviço, diaconia. É neste sentido que os próprios apóstolos, os que foram chamados por Cristo entendiam a sua vida ministerial, e assim se referiam às suas atividades e funções, e creio que este sendo pessoal que os apóstolos tinham precisa ser resgatado em nossos dias, dada a febre apostólica que se vive em nossos dias.
Ao se consultar a respeito da continuidade deste ministério, é possível que o leitor tenha de lidar com as respostas mais dispares, desde o posicionamento pela extinção do referido ministério (aqui), até um posicionamento mais equilibrado como o de Stott, que defende a permanência de apóstolos para os dias atuais (este é o caso, por exemplo de plantadores de Igrejas), desde que se entenda que os mesmos não são equiparados em autoridade aos apóstolos que testemunharam a vida, morte e ressurreição de Cristo (aqui). São estes os fatores que forçam ao estudante da Palavra de Deus a considerar o tema proposto.
 
I) APÓSTOLO, O SIGNIFICADO
 
Creio ser de grande utilidade o estudo a respeito do sentido da palavra apóstolo. O termo grego αποστολος (apostolous), significa basicamente alguém que é enviado, por exemplo, um mensageiro. É com este sentido que o próprio Cristo afirma: Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou (Jo 13. 16 ACF). O termo enviado aqui é literalmente αποστολος (apostolous). É com este sentido que Epafrodito é chamado de αποστολον (apostolon), afinal, este fora enviado pelos Filipenses (Fp 2. 25) para suprir as necessidades de Paulo em sua prisão (aqui).
Necessário se faz com que se considere também os embaixadores enviados de Deus, sendo que neste caso ocorre associação entre estes e os profetas da antiga dispensação. Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros (Lc 11. 49 ACF).
Aos apóstolos e profetas foi revelado pelo Espírito[...], que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho (Ef 3. 5, 6 ACF). Neste sentido o apostolo é apresentado como alguém que é portador, ou depositário de uma revelação especial, e neste sentido não há mais apóstolos mesmo. Alguns colaboradores com Paulo na implantação de Igrejas também são chamados assim (II Co 8. 23).
Por último, na Bíblia, o apóstolo é alguém que foi comissionado diretamente por Cristo, como é o caso dos doze mais conhecidos, mas que pelo eu se pode ver pelo relato de Atos, outros poderiam, caso tivessem preenchidos os quesitos, necessários, preencher a vaga deixada por Judas, o Iscariotes (At 1. 26). Eles foram chamados de apóstolos primeiramente por Cristo (Mt 10. 2; Lc 6. 13), e por haverem recebido da fonte original, e mais, terem sido testemunhas oculares dos ensinos e milagres de Cristo, a palavra dos mesmos se reveste de autoridade impar (Jd v. 17).
 
II) O APÓSTOLO HOJE
 
Para falar do ministério do apostolo hoje, é preciso que se atente, e bem para as palavras de Jonh Stott, que diz:
Entendemos que já não há apóstolos na igreja. Pode haver ministérios apostólicos, como os que realizam missões, os plantadores de Igreja, os líderes. Estas pessoas exercem ministério apostólico, mas não podemos chamá-las de apóstolos. Ninguém na igreja atual tem uma autoridade comparada a de Paulo, Pedro ou qualquer dos apóstolos de Jesus
Cristo. Eles tinham uma autoridade única para ensinar em nome de Jesus e ninguém tem essa autoridade hoje. Então, se não há apóstolos na igreja contemporânea, como podemos nos submeter aos ensinamentos dos apóstolos? Seus ensinamentos chegaram até nós pela Bíblia (aqui). 
 
Pelo que se pode ver nas palavras de Stott,
  1. Existe uma séria distinção entre ministério apostólico e apostolo mesmo. Afinal, os primeiros foram chamados por Cristo, ao passo que alguns entendem que houve linha de sucessão apostólica.
  2. Os ministros apostólicos são implantadores de Igreja, mas não possuem o mesmo status que os apóstolos de Cristo, do período bíblico possuíam.
É isto que se precisa ter em mente. O ponto nevrálgico desta questão é a Ascenção de modelos eclesiásticos em que a figura do pastor, a fim de se cercar o maior prestigio possível, tem lançado mas de tais títulos. Mas a verdade é que apóstolos mesmo somente Cristo e os seus discípulos. Os verdadeiros apóstolos entenderem seus respectivos ministérios como  uma diaconia, a diaconia da palavra e da oração  (προσευχη και τη διακονια του λογου). Tem sido este o foco e a visão dos atuais apóstolos?
 
Em Cristo, Marcelo Medeiros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.