Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de maio de 2014

A triste notícia da semana


Confesso que fiquei tão estarrecido com as imagens desta matéria que me resguardei de escrever algo sobre ela. A história é bem simples, e pode ser conferida na foto abaixo.


  1. Um dos assaltantes, ao que tudo indica, um menor de idade, observa um casal, identifica o alvo, o cordão do rapaz.
  2. O bandido arranca o cordão pelas costas do rapaz, sem dar chance de reação ao mesmo.
  3. O rapaz persegue o menor, e, ao que parece consegue derrubar o mesmo.
  4. Mas é acuado por supostos comparsas que além de darem plena cobertura ao menor, ainda roubam o óculos do mesmo.
 
Minhas perguntas são: a quem vamos culpar por isto? Mais ainda, porque o Globo, e demais jornais não deram cobertura a esta notícia? Seria pelo fato de que a mesma revela o inconteste fato de que mesmo diante da realização de grandes eventos, a nossa segurança é por demais frágil? Onde está aquela mesma população que se revoltou, e com justiça,contra os justiceiros que amarraram o menor em um poste; mas que quase nunca se manifesta contra tais atos? E os direitos humanos? onde estão aqueles nobres e zelosos deputados que de forma prestimosa se articularam para calar a boca de uma jornalista que nada mais fez além de expor a hipocrisia social.
Antes que alguém apareça aqui contestando a reação do rapaz, gostaria de saber qual seria a sua sugestão em termos de reação a atos como este. Devemos nos calar como ovelhas mudas, recuar para que junto com os nossos cordões levam nossas calças? Responda: é este o projeto de sociedade que você defende? Há algo a ser feito para melhorias efetivas ocorram?
Antes que alguém me pergunte se sou favorável a vingança pessoal, vou dizendo que não. A aplicação das penas cabe ao Estado, que biblicamente foi levantado como potestade espiritual para o louvor das boas obras e condenação das más. Mas sei também que este Estado é composto por pessoas caídas, e que volta e meia os valores se invertem. Mas o que fazer quando isto acontece e conforme delineado em Utopia, o estado passa a produzir as engrenagens da violência, conforme exposto acima?
 
Marcelo Medeiros
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.