Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Questionar é melhor do obedecer cegamente

Pode parecer estranho esta frase como título de uma postagem de autoria de um pastor, mas é isto aí mesmo. Minha percepção a respeito da obediência é que ela é equivalente à fé. Quem crê, obedece, ao menos é isto que vemos nos grandes heróis da fé apresentados pelo autor da carta aos hebreus (Hb 11. 7 - 12). Percebo com maior clareza que quanto mais destituída de senso crítico é uma pessoa, mais desobediente ela tende a ser.
Me lembro aqui de uma parábola em que Cristo falou a respeito de dois filhos, um que perguntado pelo pai se ai para a lavoura prontamente respondeu que sim, e NÃO FOI. Outro que igualmente questionado responde negativamente, MAS DEPOIS, DE PONDERAR, FOI. A pergunta do mestre foi fulminante. Quem cumpriu a vontade do Pai? Mesmo que apelemos ao contexto da parábola, ainda assim a lição fica. A obediência que Deus requer nem sempre se enquadra em nosso molde.
Ao longo da minha vida tenho visto uma tendência horrorosa no meio religioso, a de confundir desobediência com questionamento crítico. É como se a única atitude possível em uma pessoa que obedece fosse a subserviência. Complicado, confesso. O problema é que os exemplo de obediência da Bíblia não enquadram neste molde.
O que dizer de nosso pai na fé, o velho Abraão, que depois de receber a promessa de que seria pai de um grande nação (Gn 12. 3), resolveu questionar a Deus a medida em que o tempo ia passando e o único herdeiro que tinha em sua casa era o damasceno Eliezer (Gn 15. 2ss)? O que dizer de Gideão, que mesmo diante de tantas provas dadas por Deus a respeito do seu chamado e das garantias de vitória, ainda fez mais provas com Deus (Jz 6. 11ss)?
O exemplo de Maria ainda é mais impactante. Ela viu um anjo vindo entregar uma mensagem de Deus para ela, mas ainda assim resolveu perguntar como uma menina, que não conhecia homem algum poderia dar à luz a um filho (Lc 1. 35ss). Estes textos, por si só já nos mostram que a obediência, tal como a fé, não está na falta de pensamento crítico, mas no aquietar do coração diante da resposta de Deus.
Aqui cabe notar que estes homens e mulheres questionaram ao próprio Deus, diante de uma experiência fantástica, será que homens não podem ser questionados à luz da Bíblia? O obediência cega é um dos mais cômicos problemas em nosso meio. Ao ver alguém que obedece cegamente, me lembro imediatamente do filme "Sim Senhor", com Jim Carrey, onde o personagem representado por este ator passa a dizer sim para tudo e para todos após participar de um palestra de motivação.
Por outro lado é necessário destacar que a obediência às Escrituras sagradas tem sido um dos maiores desafio do nosso cristianismo atual. Frases claras tais como: fazei todas as coisas sem contendas e nem murmurações, cada um considere os outros superiores a si mesmo, são cada vez mais ignoradas e varridas para baixo do tapete do nosso inconsciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.