Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de março de 2013

Tragédia anunciada


 




Esta semana fui impactado pela notíca, estarrecedora, diga-se de passagem, a respeito de mais um ato religioso que somado a uma diversidade de fatores resultou em mais uma desgraça coletiva, e para meu espanto haviam crianças envolvidas na sandice. Em sua fanpage no facebook, Caio Fábio destacou a ignorância quanto ao Evangelho como principal fator na morte de duas irmãs, uma identificada como Missionária, e outra como familiar. Diante do exposo não faltarão ortodoxos para criticar o pentecostalismo, céticos para falar mal de todas as religiões, e creio que não faltarão blogueiros para comentar. Mas conforme indica acima a questão não pode ser vista de um único ângulo, vários fatores tem de serem considerados, dentre os quais o psicológico. Ao ler a notícia automaticamente me lembrei de um artigo de Ed René Kivitz.
Em um dos maiores momentos de lucidez e discernimento, Ed René Kivitz afirmou: Fico me perguntando por que existe gente disposta a ouvir bobagens travestidas de verdades divinamente reveladas. Cheguei a algumas conclusões, (prossegue o autor em apreço). Encontrei pelo menos quatro razões pelas quais os contadores de fábulas, estão levando vantagem sobre os profetas e mestres: ignorância, cobiça, culpa e desespero. As três últimas, na visão do autor, podem vitimar até pessoas esclarecidas. Isto porque em nossa trajetória, às vezes trágica, chega um momento em que deixamos de ouvir com a razão e passamos a ouvir com a emoção, e isto não é exclusividade dos religiosos, mas á algo da natureza corrompida, uma vez que o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? (Jr 17. 9 NVI). Este mesmo coração, uma vez contaminado pela cobiça, culpa e desespero, nos molda a ter umouvido seletivo e a deprezar a verdade. Jejuar até que um ser celestial apareça é um ato de sandice. Acaso Jacó estava em jejum quando viu os anjos de Deus subindo e descendo pela escada, ou quando lutou com Deus no vau de Jaboc?  
Mas a julgar pelas contas atrasadas e pela radicalidade do sacrifício, creio que o fator preponderante aqui tenha sido a mistura de cobiça com desespero. Não se trata de uma ambição comedida, saudável, que nos ajuda a lidar com a existência, mas de um desejo desenfreado pelo que não é legítimo, ouna verdade pelo que é incompatível, e de acordo com a reportagem, ela queria uma casa na zona sul. Mas também é necessário que se leve em conta o desespero. E aí tenho de retornar às palavras de Ed René Kivitz para quem o desespeto é resultado da dor profunda, do sofrimento excessivo, da sensação de morte, da iminência da tragédia, pessoas nestas condições estão dispostas a quanquer coisa. Pagam qualquer preço.
Não consigo mais escrever, muito menos analisar a situação de forma racional. Algo em mim doe e muito com a situação de quem chegou a este extremo para obter uma resposta, com as crianças que de tanto jejuarem nem forças tinham para comer. É quando me lembro dos que muito sofrem e quando a alegria chegar, terão forças para se alegra? Solidariedade com o sofrimento desta família e dor pela miséria humana são as únicas coisas que me vêm à mente.
 



 
 
P.S. Não creio em um Deus indiferente ao sofrimento e à dor dos seres humanos, ainda creio em um Deus que usa a dor e o mal para os seus propósitos, é disto que Paulo fala em Romanos (8. 28), mas se o ser humano não se entende com chamado pelo eterno decreto do Pai, fica fácil ser dominado pela culpa, cobiça e pelo desespero.
 
Marcelo Medeiros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.