Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia oito de Março, uma reflexão

 
Dia oito de Março de dois mil e treze
 
Esta é uma data profundamente significativa. É o dia em que comemoramos o dia internacional das mulheres. Não se sabe ao certo qual evento deu origem a este dia. Alguns o ligam aos protestos feitos, no século dezenove, em fábricas americanas por melhores condições de trabalho. Na verdade o dia internacional da mulher é fruto de uma série de movimentos sociais, ocorridos tanto na América, quanto na Europa, inclusive na Rússia, em prol de direitos femininos. Lutas quem em muitos aspectos coadunam com os movimentos trabalhistas iniciados durante o mesmo período e pelos mesmos motivos.
A Revolução Industrial colocou homens, mulheres e crianças em condições nunca vistas. Famílias inteiras passaram a trabalhar em fábricas, em uma jornada de até dezesseis horas diárias, sem folgas aos finais de semana, e em condições insalubres. A situação da mulher se agrava mais ainda durante a primeira guerra mundial, quando a mão de obra delas é incorporada com vistas à substituir os homens que estão indo para a guerra. A Europa e a Rússia foram os campos nos quais se deram estas revoluções mais significativas. Neste contexto, o dia internacional da mulher começa a ser comemorado à título de propaganda política do partido comunista, mas aos poucos a data vai sendo mudada em seu sentido político e ideológico e passa a ser uma ocasião para os homens manifestarem apreço e estima pela mulher. Algo parecido com o que acontece em nosso país.
As comemorações do dia da mulher se tornam oficiais a partir da década de setenta do século passado, em razão do fortalecimento do movimento feminista. Este ganhou corpo, e em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher, este foi o primeiro passo mais significativo rumo a uma data. E finalmente, em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas. Em nossa cultura o dia tem sido interpretado como uma data em que homenageamos as mulheres e demonstramos nosso apreço e estima pelas mesmas. Mas a tendência atual é de resgate do conteúdo político e ideológico do dia, e o mesmo seja visto como um data para maior conscientização da sociedade como um todo, de forma a impedir que posturas reacionárias  ameacem o que já foi alcançado em diversos países.
Como cristãos que somos jamais devemos aceitar quaisquer forma de opressão e exploração, de quem quer que seja, principalmente de mulheres. Elas são fundamentais para a nossa vida e existência, por meio delas somos gerados, concebidos, e eu, particularmente fui criado por uma, e sem a presença, ou ajuda de uma figura masculina, o que me fez entender cedo, cedo o valor da mulher. Como cidadãos que somos precisamos a aprender a nos posicionar contra qualquer forma de exploração e injustiça. Que este dia não se encerre apenas com comemorações, palavras carregadas de afago e afeto, mas que ele se encerre com o compromisso de cada de nós em lutar por um mundo melhor para as mulheres, e assim, creio eu, nós homens também teremos um mundo melhor. Falo isto porque da minha vaga percepção vejo que nem tudo são flores.
É verdade que a mulher tem alcançado e conquistado espaços cada vez melhores na nossa sociedade; que além da inserção das mesmas no mercado de trabalho, estas tem sido cada vez mais valorizadas, que cada vez mais elas acessam o poder. Mas em meio a estas conquistas a qualidade de vida também tem de ser considerada, e creio ser justamente esta a maior luta de todas. Um último aspecto, nada do que falei aqui trata de igualdade entre homens e mulheres, mas do respeito que as mesmas merecem, por serem, na minha opinião, imagem de Deus, e do direito que as mesma tem de serem quem, e o que são, mulheres. FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
 
Em Cristo, Marcelo Medeiros.
 
links

Um comentário:

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.