Pesquisar este blog

sábado, 9 de novembro de 2013

Lições da Escola Bíblica Dominical de 2014

 
 
Soube mediante publicação de dois blogs que o tema da revista de Escola Bíblica Dominical do próximo trimestre, no caso o primeiro do ano de dois mil e catorze que o tema abordado será a jornada de fé do povo de Israel. A fonte é o blog belverede, do Eliseu Antônio Gomes, e o blog do Artur Ribeiro.
 
Uma Jornada de Fé
A formação do povo de Israel e sua herança espiritual

 

Comentarista: Pastor Antonio Gilberto



LIÇÕES:
Lição 1 – O livro de Êxodo e o Cativeiro de Israel no Egito
Lição 2 – Um Libertador para Israel
Lição 3 – As Pragas Divinas e as Propostas Ardilosas de Faraó
Lição 4 – A Celebração da Primeira Pascoa
Lição 5 – A Travessia do Mar Vermelho
Lição 6 – A Peregrinação de Israel no Deserto até o Sinai
Lição 7 – Os Dez Mandamentos do SENHOR
Lição 8 – Moisés - Sua Liderança e Seus Auxiliares
Lição 9 – Um Lugar de Adoração a DEUS no Deserto
Lição 10 – As Leis Civis Entregues por Moisés aos Israelitas
Lição 11 – DEUS Escolheu Arão e Seus Filhos para o Sacerdócio
Lição 12 – A Consagração dos Sacerdotes
Lição 13 – O Legado de Moisés
 
A opção pela temática não se deu sem uma polemica, visto que não faltam dentre os crentes aqueles que entendem que temas atuais, tais como: Ecumenismo, catolicismo, falsos ensinos e ouros deveriam de serem abordados. Tenho dois problemas com estas perspectivas e gostaria de compartilhar em breves linhas. Primeiro, não gostei da abordagem ultrapassada que nossas lições fizeram dos assuntos atuais. Tomemos como exemplo a Escatologia. Existem no mínimo quatro abordagens criticas e três ortodoxas a respeito do assunto, mas a única ensinada é o pré-tribulacionismo de cunho dispensacionalista.  É uma escatologia de terror, que diante das capitulações das mais diversas previsões e especulações em torno de um possível fim do mundo, do ressurgimento do império babilônico, de qual papa poderia ser a besta do Apocalipse. Tal perspectiva responde apenas uma curiosidade que aparece em momentos de grandes tragédias, mas imediatamente desaparece.
O mesmo podemos dizer a respeito do Catolicismo que não pode mais ser visto exclusivamente a partir de um aspecto apologético, que classifica o mesmo como herético, e prima exclusivamente por uma análise negativa do caráter institucional. O que se perde com isto? Muito! Perdemos a capacidade de dialogar, de ouvir de captar a polarização entre o que é a Teologia, a instituição, e a práxis religiosa Católica.
Em segundo lugar tanto a temática quando o currículo do Ensino em geral, o que engloba a Escola Bíblica também, são determinados pelos objetivos que se tem em mente. O currículo, como disse Tomaz Tadeu Silva, é um documento de identidade, ou seja, é determinado pela identidade que pretendemos imprimir em nossos educandos. Logo, o ensino a respeito ecumenismo, catolicismo, falsos ensinos nesses últimos dias, fazem sentido exclusivamente a partir do momento em que a liderança da Igreja pretenda formar os liderados para a Apologética. Por sua vez a escatologia completa (algo impossível de ser abordado em um único trimestre de Escola Bíblica Dominical, visto que é um ramo da escatologia, cujo ensino demanda toda uma articulação com o conteúdo global da Teologia sistemática),  ela somente faz sentido se o proposito for a preparação de um povo para viver estes dias no mundo como se não vivessem. Do contrário tudo o mais é mera perda de tempo.
Abordar assuntos da atualidade a partir de perspectivas teológicas engessadas, comprometidas com a política de um denominacionalismo caquético, constitui-se um dos maiores problemas, visto que o máximo que o mesmo faz é produzir um povo sem competências de diálogo com o tempo presente e cuja mensagem se tornará cada vez mais sem sentido para a nossa geração. Estas são apenas algumas das demandas que pesam sobre a nossa Escola Bíblica Dominical e que demandam atenção dos envolvidos com a mesma e mais ainda dos editores de revistas de Escola Bíblica dominical das mais diversas denominações.
 
Em Cristo e um forte abraço, Pr Marcelo Medeiros, superintendente da Escola Bíblica Dominical na Adecin.

2 comentários:

  1. Amado,

    Parabéns pela qualidade de seu blog, ele é uma ótima ferramenta ao discipulado cristão.

    Sua preocupação por temas relevantes na pauta de revistas de escola dominical da Casa Publicadora das Assembleias de Deus é admirável.

    Gostaria de dizer que eu já vi abordagens no currículo dessas revistas sobre os assuntos ecumenismo, catolicismo, falsos ensinos, heresias, etc . Etc. Porém, nem todos dirigidos à faixa-etária para jovens e adultos.

    Tenho certeza que todos esses temas voltarão a ser publicados, afinal nem todos tiveram o privilégio de estudá-los na ocasião de seus lançamentos.

    Talvez, pareça que eu faça uma defesa da editora CPAD. Não é isso, apenas presto esclarecimento porque acredito que você e seus leitores, assim como eu, amamos a verdade.

    Acompanho esses periódicos desde 1983, além de possuir edições mais antigas, então, com a condição de trazer à luz o que disse.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eliseu, grato pelo reconhecimento e parabéns também pelo seu blog, que conforme você mesmo pode ver sou seguidor. Não há em meu post uma única linha tentando denigrir as lições da CPAD. Apenas pontuo como técnico que sou, a necessidade de objetivos claramente delineados para que se estabeleça um currículo para jovens e adultos e assim a escola bíblica dominical ganhe em relevância, visto que os alunos terão a sensação de que estarão avançando e não somente cumprindo protocolo.

    Abraços e a paz.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.