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quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Lição da EBD nº 7



Miqueias - Justiça e adoração, o culto que Deus pede.

Começo o presente estudo pedindo minhas desculpas pelo texto. Estou sem computador e daí o texto simples que apresento.

Miqueias é um profeta cujas origens são desconhecidas. A despeito das suposições sobre sua cidade natal, todas levantadas em função da menção a Moresete-Gate, um cidade situada à 40 Km Jerusalém, não se sabe ao certo se este foi homem do campo, ou da cidade.O que se conhece ao certo é que foi contemporâneo de Isaías, tendo desenvolvido o seu ministério durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá.

O mesmo dirigiu sua profecia contra Samaria também, mas não faz menção ao rei de Israel, indicando que suas profecias ocorreram em um período de declínio do reino norte. O  que mais impressiona em seu livro é a semelhança que ele guarda com o profeta Isaías. Por exemplo:

1) Ambos profetizam nus como símbolo do cativeiro que havia de vir (Is 20. 2, 3; Mq 1. 8), sendo que Isaías profetizou sobre o Egito, ao passo que Miquéias dirige sua profecia ao reino norte.

2) Ambos dirigem sua profecia contra os que se valem de sua situação social e do poderio político para poder oprimir ao povo (Is 10. 1, 2; Mq 2, 1, 2).

3) Ambos profetizam contra os que propagam inversão de valor entre o povo (Is 5. 20; Mq 3. 2).

4) Ambos profetizam a restauração política e social e espiritual de Jerusalém (Is 2. 1 - 5; Mq 4. 1 - 4).

5) Ambos profetizam a restauração na era messiânica (Is 11. 1 - 7; Mq 5. 2 - 5).

6) Profetizam a restauração dos remanescentes de Jacó e o juízo de Deus contra a Assíria (Is 10. 7 - 22; Mq 5. 6 - 15).

7) Ambos contestam o culto baseado em sacrifícios e destituído de vida prática e social (Is 1. 11 - 17; Mq 6. 6 - 8).

8) Ambos falam da apostasia geral entre o povo de Israel (Is 59. 2 - 16; Mq 7. 1 - 7).

Tais semelhanças tem despertado na comunidade científica a curiosidade a respeito da originalidade dos oráculos, se de Isaías, se são de Miqueias  ou se algum profeta mais antigo serviu de fonte para ambos. Em tudo isto, precisamos observar que, a despeito das semelhanças, cada um mantém a sua originalidade e a mensagem é transmitida em termos diferentes.

Ambos experimentam a ação do Espírito do Senhor (Is 61, 1, 2; Mq 3. 8), sendo que no caso do último, o Espirito do Senhor está presente para expor ao povo o seu pecado. O pecado de um povo liderado por chefes que comem a carne, do povo, que oprime, cujos profetas profetizam paz para todo o que possui algo  que possa dar o profeta, ao passo que profetizam guerra a quem nada tem a lhes oferecer (Mq 3. 1 - 7).

O texto mais marcante do livro é o ele te declarou ó homem (Mq 6. 8). Deus exige que o povo tenha uma vida espiritual mais profunda, e menos ritual. O amor a justiça (sadik), a prática da beneficência (hesed), são as bases de uma vida diante de Deus. Miqueias é lembrando pela profecia que dá o local exato do nascimento do Messias (Mq 5. 2; Mt 2. 6). A despeito dos sinais visualizados pelos magos, é a profecia o norte que orienta os mesmos.

Jesus também cita Miqueias ao orientar os seus discípulos a respeito de como os familiares podem vir a se tornarem inimigos do homem (Mq 7. 6, 7; Mt 10. 21, 36). Por este motivo o livro é extremamente apreciado e admirado por nós.

Em Cristo, Graça e paz. 

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