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quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O AMBIENTE PROPÍCIO PARA A COMUNHÃO.

  



O AMBIENTE PROPÍCIO PARA A COMUNHÃO

Pregação ministrada no café de comunhão em nossa Igreja Assembléia de Deus em Cidade Nova.

Comunhão é uma palavra que ocorre significativamente em nossas Bíblias. Foi a base da Igreja primitiva (At 2. 42), é a base  do nosso chamado para o Evangelho (I Co 1. 9) e efeito da proclamação da Palavra de Deus (I Jo 1. 3, 6, 7). Mas qual o sentido deste termo? Por comunhão podemos entender: ato de comungar, de ter as mesmas idéias, os mesmos objetivos, e os mesmos princípios. Também pode ser a participação comum nos bens de natureza material e espiritual.
É desta palavra que vem o termo comunidade. Mas qual é o ambiente propício para a formação de uma mentalidade de comunhão? Há um texto paulino que nos dá as dicas a respeito de como estas coisas podem ser alcançadas, vivenciadas.
Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros (Fp 2. 1 – 4 Nova Versão Internacional).

1.      Consolação em Cristo

O ambiente de comunhão é um ambiente de conforto, consolação mútua e estímulo pessoal. O termo que aparece aqui é παρακλησις (paraklesis), cujo sentido é o de παρα (ao lado de) + κλησις, que vem de καλησις (chamar para). Não se trata, por tanto do mero uso de palavras com fins de transmitir algum conforto, mas de estar ao lado dos que de fato necessitam deste conforto. É em um ambiente de consolação que a COMUNHÃO brota. O que precisamos, neste caso, mais do que palavras é orar juntamente com o apóstolo Paulo, dizendo: Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras (II Ts 2. 16, 17 NVI).
Outro termo equivalente que aparece aqui para consolação é παραμυθιον (paramution), cujo sentido é bem semelhante ao de παρακλησις (paraklesis). É usualmente traduzido, em nossas Bíblias como consolo ao passo que paraklesis se traduz como exortação. Este último termo vem a ser as palavras com as quais se procura melhorar os costumes de outrem, até o ânimo, ou a incitação.
É esta prática que o autor da carta aos Hebreus incentiva quando recomenda: E consideremos-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemos-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia (Hb 10. 24, 25). O termo grifado é a tradução do verbo παρακαλεω (parakaleoo), cujo sentido é o de chamar ao lado de.

2.      A comunhão no Espírito

Se a comunhão consiste na participação comum dos mesmos ideais e aspirações. A comunhão do Espírito consiste na participação da vida que nos é comunicada por Cristo, mediante o Espírito de Deus. Escrevendo aos irmãos de Corinto Paulo afirma: Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito (I Co 12. 13 NVI). Notemos que a unidade da Igreja é garantida aqui pelo fato de todos os diferentes crentes haverem sido batizados em um único Espírito e bebido de uma única fonte.
É neste sentido que entendemos a benção apostólica que se expressa nos seguintes termos: A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão (κοινωνια) do Espírito Santo sejam com todos vocês (II Co 13. 13 NVI). É uma única e mesma graça que nos deu o Espírito por meio da fé (Gl 3. 2, 5, 14). Onde reina o Espírito de Deus aí, impera a comunhão.

3.      Profunda compaixão e afeição

Este trecho também pode ser traduzido por entranháveis afetos de misericórdia. Ele indica um termo que na verdade poderia ser traduzido como das entranhas, ou como fígado, ou quaisquer órgãos internos. Estes termos (σπλαγχνα και οικτιρμοι) são traduzidos pela Nova Versão Internacional como profunda afeição e compaixão.
Não há especo para comunhão onde as pessoas são exclusivistas e egoístas. Não é sem razão que Paulo recomenda: cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros (Fp 2. 4 NVI).

4.      A comunhão concretizada

Esta se baseia em: um mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude (Fp 2. 2). O mesmo texto é traduzido na versão Almeida Revista e Corrigida Fiel da seguinte forma: que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Afinal de contas é sentir, ou pensar? E o que pensar da tradução atitude na NVI e sentir na ARCF? O termo usado aqui é φρονητε (phroneete) e φρονουντες (phronoyte), respectivamente, cujo sentido é: exercitar a mente, ter um sentimento, ou opinião. Esta mesma mente, ou opinião é o que nos leva a estarmos dispostos. Mas nos textos acima indica uma única disposição mental, o que pode ser visto nas palavras de Paulo: por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos (φρονωμεν) isto mesmo; e, se sentis (φρονειτε) alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos (φρονειν) o mesmo (Fp 3. 15, 16 NVI).
O amor é o mesmo porque desfrutamos de um único Espírito e este derrama o amor de Deus em nossos corações (Rm 5. 5). Bebemos de uma única fonte de um único Espírito, daí que tenhamos uma única disposição e um mesmo modo de pensar. Pois temos todos, a mente de Cristo.

O chamado para viver a comunhão se concretiza quando pensamos de uma mesma forma, sentimos todos de uma mesma forma. Que Deus nos abençoe em Cristo Jesus, amem.


3 comentários:

  1. QUE PALAVRA PODEROSA, ESTOU MARAVILHADA E COM UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO SE TENHO PRATICADO A VERDADEIRA COMUNHÃO.

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    1. Esta tem de ser a pre - ocupação de cada um de nós. Ou seja, precisamos estar emprenhados na construção deste ambiente voltado para a verdadeira COMUNHÃO, o resto, Deus fará por meio de sua graça.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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