Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de julho de 2014

Novo Templo de Salomão



Um líder de uma grande denominação religiosa, inaugurou recentemente um suntuoso santuário, que de acordo com a mídia é, ou pretende ser uma réplica do templo de Salomão. Junto do histórico de suspeitas que já acompanham o referido líder, vem a colocação, feita nesta reportagem de que antes de ser inaugurado o referido monumento já trará lucro ao sumo pontífice do seguimento religioso em questão. 

A esta altura o leitor já deve ter entendido que evito denominar tal liderança e tal empreendimento de evangélico. Faço isto porque não compreendo o seguimento como sendo de natureza cristã sequer. Na verdade o Bispo, a doutrina, as pregações e a filosofia de trabalho do mesmo e tudo mais são uma negação do que Cristo fez e ensinou, daí que considere profana qualquer associação deste tipo. E mais esta seita, ou partido religioso, além de ser um conglomerado político, empresarial, religioso, é um hibrido religioso, visto que incorpora elementos de culto afro (ao qual veementemente combate), e catolicismo. 

Uma prova da confusão é a inauguração do dia 31 próximo que contará com a presença de autoridades políticas, dentre as quais a ilustríssima, ou excelentíssima presidente (a) Dilma Houssef, junto com o governador e prefeito de São Paulo. Isto, ao meu ver, demonstra que a iniciativa do líder em questão é mais do que um empreendimento religioso. 

A reconstrução de um réplica de um templo de Salomão (sem entrar no mérito do quão fiel este possa ser ao modelo do templo feito pelo grande rei de Israel) é, do ponto de vista teológico um retrocesso, uma vez que o próprio regente do povo santo reconheceu que Deus não habita em templos feitos por mãos de homens, e que ele não era ninguém para edificar uma casa para Deus morar, visto que a terra é o estrado de seus pés, e nem o universo pode conter a sua glória. Ainda falando de Teologia, não se pode esquecer que a glória do Senhor deixou o templo, mas Deus prometeu, por meio dos profetas, que a terra seria cheia de sua glória (e que esta nunca mais estaria presa a um espaço geográfico). 

Diante de tais fatos o único valor que tal obra poderia ter é o cultural, mas é neste ponto que entra a questão do acesso, que será possível exclusivamente mediante o pagamento de R$ 45 a uma empresa que transportará as pessoas até o local. Fato que gerou suspeitas de lucro, visto que o nome da empresa não foi revelado. Tudo que foi dito é que o deslocamento até o templo tem peso turístico. Aqui se misturam culto, turismo, empreendimento cultural, enfim uma salada de coisas, uma Babel. A mim resta pedir por mais discernimento e mais clareza, além é claro, da graça de Deus para seguir neste mundo cada vez mais confuso, e que o povo de Deus acorde de sua letargia. +

Um abraço, Marcelo Medeiros

2 comentários:

  1. Pastor Marcelo,Graça e paz ! Realmente embora tenha aceitado a Cristo a bem pouco tempo,eu era católico a 70 anos e nunca aceitei certas praticas que certos dirigentes de igrejas,seja católica ou crente,principalmente por exibicionismo e para elevar e massagear seu próprio ego ,que esta acontecendo muito nos dias atuais. Eu sou leigo,mas a biblia diz que o "véu se rasgou e agora podemos entrar e pisar no "santo dos santos".porque foi feita uma construção tão suntuosa,com o sacrificio dos fiéis? E por fim com a cobrança e agendamento para visitar o local.Afinal,o templo não é uma casa de oração,que deveria ser franqueada a todos que recorrem atrás de uma palavra de carinho e conforto para a alma? Realmente sera que para que sejamos abençoados,precisamos realmente de adquirir "água benta"do rio Jordão ou as areias do deserto onde Jesus pisou ?desculpe certos erros ,mas é minha opinião sincera. Luiz mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz é com extrema infelicidade que venho manifestar minha anuência ao seu comentário. Deus o abençoe e conserve a nós todos fieis em meio a tamanhas contradições.

      Excluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.