Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Passou desapercebido



Em meio ao ufanismo da copa das confederações do ano passado e à profunda vergonha desta última copa, passou desapercebido o feito de cinco jovens que foram premiados com medalhas de prata e bronze, em olimpíadas internacionais de astronomia (aqui). O feito, se for levado em consideração que o país ocupa o octogésimo oitavo lugar em educação, e o octogésimo quinto em Índice de Desenvolvimento Humano, é notável (aqui).

Contudo não há, de minha parte lugar para ufanismo, orgulho sim, otimismo nacionalista não! A razão de ser é bem simples. Não percebo suporte algum da mídia e menos ainda do governo na formação de jovens como os que aparecem na foto acima (aqui), e a educação aqui se justifica unica e exclusivamente em razão de um pragmatismo sócio econômico, o que caso ocorresse com estes jovens talvez eles não fossem ganhadores de tais prêmios.

Não vou entrar no mérito da condição social, do aparato que estes jovens tiveram. O fato, ao meu ver inconteste é que se eles fossem tão celebridades quanto os pagodeiros, os atores e jogadores de futebol, outros jovens procurariam ser como eles, mesmo com toda dificuldade que um jovem de classe média baixa, que resolva seguir tal caminho, tenha de enfrentar. Mas há neste país uma insistência em manter tais jovens no total anonimato, e entendo, creia, entendo mesmo. 

Entendo que seja bom que eles permaneçam no anonimato. Assim, ninguém perguntará por eles quando estiverem atuando como cientistas em países de primeiro mundo. Ninguém irá questionar a ausência de uma política de valorização dos profissionais que atuam nesta área. Esta é a triste realidade com que tenho de conviver, e me pergunto: até quando?

Marcelo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.