Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Minha definição de Teologia





Teologia

Palavra cuja etimologia é a junção de dois termos gregos, a saber: θεου (theou), e λογια (logia). O primeiro termo é usualmente traduzido por Deus, ao passo que o segundo, por estudo, ou tratado. Assim, em termos etimológicos a  θεουλογια (Teologia) seria o Estudo a respeito de Deus e alguns dicionários parecem concordar com tal conceito. O Michaellis, por exemplo, traz em um dos seus conceitos a respeito da palavra, a seguinte definição: Ciência sobrenatural de Deus e das criaturas enquanto ordenadas a Deus, e Ciência que se ocupa de Deus e de seus atributos e perfeições.
Como alguém que tem dedicado significativa parte da vida ao ensino religioso e seis anos ao Teológico, tenho de discordar deste conceito. Primeiro, Deus nunca esteve nos domínios da Teologia, ou de qualquer ciência humana. Paulo afirma: Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? (Rm 11. 33 - 35 NVI). 
Antes de passar para o segundo ponto, preciso dizer que nem a mais profunda experiência de natureza espiritual capta Deus. Pelo contrário, é Deus quem nos conquista em momentos de êxtase profundos. Um exemplo é a experiência de Paulo no caminho de Damasco, ele viu a Cristo, mas não o captou com uma visão, em toda a sua plenitude. Tanto que ao escrever sua carta aos crentes de Filipo, ele diz: Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte. Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus (Fp 3. 10, 12 NVI). Ele sabe que, a despeito de haver visto a Cristo ainda tem muito a conhecer a respeito do mesmo, e que para este propósito foi alcançado.
Segundo, os primeiros teólogos sabiam que estavam lidando com algo que os superava. É esta a mensagem que lemos em toda a Bíblia, mas gostaria de me referir a Davi. Ele diz a respeito de Deus: Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir (Sl 139. 1 - 6 NVI). Destacamos a última frase, porque nela percebemos que a Teologia mesmo sendo a principal ferramenta para o homem se expressar a respeito de Deus, é incompleta, ou seja, não o apreende em sua totalidade.
Assim, a Teologia funciona como um mapa. Ele não é a realidade em si, a Teologia muito menos. Mas é útil em representar uma realidade que nos é desconhecida. Note que a Teologia ela representa nossa experiência com Deus, que por sua vez servirá de norteador para outras pessas trilhem o caminho. Algum motosita, por melhor que seja, por mais experiência que tenha desprezaria um bom GPS? Creio que não. Por que desprezar a Teologia?
Em Cristo, Pr Marcelo Medeiros

3 comentários:

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.