Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Deus, os Pastores, os Pregadores e os Teólogos


                      



Já afirmei aqui que Deus não está dentro dos  limites da Teologia, e que a visão que esta nos fornece de Deus é muito precária se comparada com a que Moisés teve, quando Deus se revelou a este enquanto passava. Mas mesmo a visão de Moisés, se deu por uma fenda de uma pedra, foi uma visão da retaguarda de Deus (Ex 33. 18 - 23). Em outras palavras, o homem com quem Deus falava face à face (Nm 12. 7, 8) teve uma visão parcial de Deus (ou seja, pelas costas).
Não é sem razão que o profeta Isaías afirma: verdadeiramente tu és um Deus que se esconde, ó Deus e Salvador de Israel (Is 45. 15 NVI). O relato das grandes teofanias da Bíblia nos revela um Deus que se manifesta em meio às trevas. Na descida do Sinai, por exemplo, o povo permaneceu à distância, ao passo que Moisés aproximou-se da nuvem escura em que Deus se encontrava (Ex 20. 21 NVI). Moisés disse ao povo: o Senhor falou a vocês do meio do fogo. Vocês ouviram as palavras, mas não viram forma alguma; apenas se ouvia a voz, e: no dia em que o Senhor lhes falou do meio do fogo em Horebe, vocês não viram forma alguma (Dt 4. 12, 15 NVI).
Existem dois motivos para tal padrão de ação. O primeiro, nenhum ser humano pode ver a Deus e continuar vivo. Segundo, tal como ocorre com os objetos, os conceitos engessados a respeito de Deus pocem produzir sim uma boa gama de idolatria. Por outro lado, objeto, ou conceito algum pode exprimir sua natureza, seu ser com inteireza. Ele permanece sendo o EU SOU.
Agora pense bem! Se homens íntimos de Deus não possuem uma visão clara do ser e da majestade do mesmo, se somente podemos conhecer dEle aquilo que nos é revelado, qual é a utilidade da Teologia hoje? Antes de respondermos esta pergunta, teríamos de responder outra: qual a utilidade do bordão, vara, ou cajado de Moisés na operação dos sinais e das maravilhas que foram realizadas no  período do Êxodo? Qual é a utilidade daquele rito do povo em redor dos muros de Jericó? Se Deus poderia intervir de forma direta, porque usar estes instrumentos? Se Deus permite que a sua ação seja mediada por instrumentos humanos e naturais, porque não mediaria sua revelação por meio da Teologia e da pregação?
Se você conseguir pensar saberá o motivo e o papel da Teologia, nem pastores, nem pregadores, nem Teólogos podem se gabar de intimidade com Deus, de espiritualidade, ou de conhecimento. O que vemos é fruto de benevolência. Foi assim com Moisés, seria diferente conosco. Mas a Teologia em seu caráter inter disciplinar ainda é o que de melhor temos para ver Deus pelas costas e envolto em trevas, se revelando, e ao mesmo tempo se ocultando para que não venhamos idolatrar os conceitos rígidos que formamos de sua pessoa.
Em Cristo, Pr Marcelo Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.