Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Ele é suficiente


 
Ao verificar o meu facebook fui tocado por esta imagem, digo pela mensagem que a mesma traz. É mais do que fato que as redes sociais são um fenômeno. Pessoas dantes distantes foram aproximadas, pessoas próximas são distanciadas. Se posso me comunicar com o meu irmão (que não vejo deste a morte de minha mãe), por outro lado, dificilmente posso manter um diálogo, ou discussão sadia com pessoas da mesma ordem e fé. É um fato inconteste que redes sociais não produzem nem amigos, nem interlocutores. Na verdade são o instrumento para que as pessoas possam fazer o grua de exposição necessários à sua existência.
Falando de amigos, diz a Filosofia que estes nascem do companheirismo. Companheirismo, palavra que deriva de companhia, cuja origem é o latim cumpanis, que por sua vez significa com este mesmo pão. A palavra indica igualdade. Não me importa aqui especular a respeito da possibilidade de pessoas de profissão e classe social diferente ser, ou não amigos. Não é isto que estou querendo dizer. Quero me ater ao fato de que a amizade nasce da constatação de algum tipo de igualdade, que começa com a atividade no trabalho, na Igreja, na arte, e avança para a subjetividade. Daí que esta palavra, cada vez mais banalizada na verdade represente algo que não faz parte de nossa rotina, que não é corriqueiro. O coleguismo é comum, a amizade não.
Foi por constatar que a amizade á algo tão raro que Milton Nascimento cantou: Amigo é coisa pra se guardar [...] debaixo de sete chaves [...] dentro do coração. Somente guardamos aquilo que é precioso. Estiamos aquilo que é de nosso apreço (lembrando que apreçar, também é conferir valor). Daí uma mensagem que podemos extrair da imagem em epigrafe é que na ordem dos valores, Deus em primeiro lugar, pais e mães em segundo, amigos em terceiro, conhecidos a quem cumprimentamos em quarto, colegas em quinto, afins em redes sociais em sexto, etc... .
Uma última mensagem. Deus nos garante em sua palavra que podemos ter um relacionamento filial com ele, e mais do que isto, uma verdadeira amizade. A Bíblia nos conta a historia de um homem que quando caiu em desgraça alguns dos seus amigos mais chegados se mostraram traiçoeiros. Davi é o nome deste homem, mas ele sabia em todo o momento, que mesmo em seus vales de sombra e de morte poderia contar com a ajuda e o apoio divino, que mesmo quando todos diziam: para este não há mais salvação em Deus, ele poderia afirmar: Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida (Sl 3. 3 NVI), e, Do Senhor vem o livramento. A tua bênção está sobre o teu povo (Sl 3. 8 NVI).
Minha oração nesta ora, é que nos momentos de solidão você seja cada vez mais convencido de que pode contar com o apoio divino, e que ele é o auxílio necessário e absoluto. Na mesma Bíblia lemos: É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens (Sl 118. 8 NVI). Somente Deus é socorro bem presente na hora da angustia. Deus os abençoe.

Em Cristo, Pr Marcelo Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.