Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Quando os Artistas Falam



Está virando meme. Os artistas estão protestando contra a corrupção. Primeiro foi Fábio Jr. e agora Ana Carolina. Todavia o que se vê são dois modos antagônicos de manifestar repúdio à situação. No primeiro caso, revolta declarada (não usarei o termo ódio aqui). No segundo, poesia, esperança, utopia e outros tantos elementos que tem servido como combustível para a esperança equilibrista. 

Minha avaliação a respeito do protesto de Fábio Jr é que a mesma centraliza a corrupção de forma partidária e aliancista, como se o  PT, PMDB e demais patidos aliados fossem os únicos responsáveis pela degenereção moral e política que corrói a nação. (Creio ter sido um dos primeiros a me manifestar a respeito desta "amnésia", que faz os brasileiros esquecerem de que o problema vem desde de o século dezesseis, e que PSDB tem sim a sua parcela de contribuição neste caos [aqui]). E honestamente com todo o respeito que tenho a este artista e consideração pelo ato patriótico do mesmo, não creio ser esta a melhor forma de prostestar. 

Direcionar o microfone à platéia, de forma a captar ofensas e insultos da mesma, foi simplesmente pífio. Já me expressei a respeito aqui neste espaço. Ao meu ver não é nada democrática a atitude de um povo que xinga sua presidente. Denota clara falta de educação é preparo, a mesma que aliás conduz todo o processo político que resulta na alternância entre PT e PSDB. 

A respeito da leitura da poesia no show de Ana Carolina: belo, belíssimo, ainda que com as devidas ressalvas. Conforme explicitado aqui, não creio que pequenas ações morais corretas sejam a causa de uma onde macro de corrupção. Creio que o problema esteja na natureza humana mesmo. O Mr Hyde que trazemos em nós é vencido exclusivamente com a graça de Deus. Esta é derramada sobre todos e para todos a despeito das convicções religiosas que sustentam. 

Daí que o poema lido por Ana Carolina reflete em parte esta mesma graça. Todavia, pequenas ações de corrupção podem sim cauterizar a consciência [aqui], é isto que faz importante que as ações propostas pela belísssima peça literária sejam fomentadas, estimuladas. Por mais compreeensível que seja a ação de Fábio Jr, o protesto poético de Ana Carolina traz a beleza necessária a efetivação da mudança tão almejada. 

Marcelo Medeiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.