Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de março de 2014

Má vontade para com a Bíblia?

 
No fórum sobre quem escreveu a Bíblia, da revista super interessante, vi uma resposta ao desafio que fiz a um senhor que afirmou ser a mesmo um livro misógino, preconceituoso e coisas afins (aqui). Um senhor escreveu  seguinte,
Marcelo Medeiros Talvez versículos imundos como Deuteronômio22:13-15 - Quando um homem tomar mulher e, depois de coabitar com ela, a desprezar, E lhe imputar coisas escandalosas, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Tomei esta mulher, e me cheguei a ela, porém não a achei virgem; Então o pai da moça e sua mãe tomarão os sinais da virgindade da moça, e levá-los-ão aos anciãos da cidade, à porta (aqui).
Em primeiro lugar, o texto aqui aludido, versa na integra:
Quando um homem tomar mulher e, depois de coabitar com ela, a desprezar, E lhe imputar coisas escandalosas, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Tomei esta mulher, e me cheguei a ela, porém não a achei virgem; Então o pai da moça e sua mãe tomarão os sinais da virgindade da moça, e levá-los-ão aos anciãos da cidade, à porta; E o pai da moça dirá aos anciãos: Eu dei minha filha por mulher a este homem, porém ele a despreza;
E eis que lhe imputou coisas escandalosas, dizendo: Não achei virgem a tua filha; porém eis aqui os sinais da virgindade de minha filha. E estenderão a roupa diante dos anciãos da cidade. Então os anciãos da mesma cidade tomarão aquele homem, e o castigarão.
E o multarão em cem siclos de prata, e os darão ao pai da moça; porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. E lhe será por mulher, em todos os seus dias não a poderá despedir
(Dt 22. 13 - 19 ACF). 
Este texto pretende ser uma forma de evitar que um homem se separasse de uma mulher por qualquer motivo e a fim de se justificar socialmente a difamasse. O pai da moça apresentava as provas a fim de comprovar inocência da moça, e os juízes sendo convencidos da má vontade do antigo marido o puniam e o multavam.
No fórum respondi que: o texto em si não apresenta nada de misógino, se alguma coisa é percebida neste sentido, é apenas má interpretação e má vontade por parte de leitores tendenciosos para com o texto. Para não incorrer no mesmo tipo de erro, admito aqui que a punição para a jovem, caso fosse comprovada sua ausência de castidade pode sim, ser visto como rígido para os padrões da época atual, mas a leitura do texto na dá margem alguma para machismo, misoginia e coisas do tipo.
 
Marcelo Medeiros

Um comentário:

  1. O Texto de Deuteronômio não é machista. Na sociedade atual as mulheres não se valorizam e logicamente os homens não respeitam as mulheres. A mulher é vista como objeto sexual, ou seja, uma ser que após o sexo é desprezado.

    Efésios 5:25,28
    "25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
    28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo."


    Jurema de Souza Martins
    Celular: (21) 99443-8696
    E-mail: jusm_01@yahoo.com.br
    http://juremasouzamartins.blogspot.com.br/
    http://preletorajurema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.