Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Cabeça pra cima - Versões de Bíblias


Foi ao ar na semana passada, pela TV BOAS NOVAS, minha participação no programa cabeça pra cima. Neste tive a oportunidade de, ao lado de Israel Belo Azevedo (pastor da Batista de Itacuruçá) e Acyr Gerone (secretário da SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL), falar a respeito de versões de Bíblias. 

Na foto estou ao lado de Acyr Gerone enquanto o mesmo apresenta uma Bíblia em braile (na verdade o livro de Levítico), que a despeito do elevado custo de produção pode ser obtida gratuitamente. Um balanço positivo do programa foi a distinção feita entre versões de Bíblias e seguimentos de bíblias. A Septuaginta, a Vulgata (latim) são exemplos de versões, ao passo que Bíblia da Mulher e outras figura em seguimentos de Bíblias. 

As versões de Bíblia tem como objetivo facilitar, por parte do leitor o acesso à mensagem das Escrituras Sagradas. Esta é a razão de ser de, em língua portuguesa termos: a , A Almeida Corrigida Fiel, Almeida Contemporânea, Almeida Revista e Atualizada, Nova Tradução na Linguagem de Hoje e Nova Versão Internacional. 

Merecem destaque entre as versões as Bíblias na versão católica Bíblia de Jerusalém e Tradução Ecumênica Brasileira.Estas traduções além de ótimas referências por parte de autoridades na área da exegese, são facilmente compreensíveis (falo a partir da experiência que tenho tido como professor de Escola Bíblica Dominical e de seminários. 

As Bíblias de Estudo Jonh MacArthur, Genebra e Almeida se utilizam da versão Almeida Revista e Atualizada (inicialmente a Scofield também de valeu desta versão, agora os recursos e notas deste teólogo dispensacionalista são traduzidos na versão Almeida Corrigida Fiel),ao passo que a Plenitude existe tanto a Almeida Revista e Atualizada, quanto a Almeida Revista e Corrigida. Tanto a Bíblia de Estudo Dake quanto a Pentecostal existem na versão Almeida Revista e Corrigida. 

A adoção de um modelo de Bíblia depende muito do que a pessoa busca. Se o interesse for teológico, além das Bíblias de Estudo já indicadas acima pode-se acrescentar: A Bíblia de Estudo Thompson (cuja versão adotada é a Almeida Contemporânea), a Anotada (Almeida Revista e Atualizada) e Shedd (idem). 

Estas Bíblias com seus respectivos recursos visam colocar conhecimento teológico ao alcance de pessoas leigas e claro, podem ser usadas por obreiros que não dispõem de tempo para uma leitura exegética mais aprofundada. E melhor ainda, podem servir de base para uma compreensão e um estudo mais aprofundado no futuro. Este foi o meu caso, meu interesse pela exegese, pelo grego e pelo hebraico foram despertados pela Bíblia de Estudo Plenitude e ainda hoje vejo a Palavra Chave como fonte de meus estudos na área de exegese. 



Marcelo Medeiros, em Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.