Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Santificação e santidade

 

Muito pouco se fala em santificação, e em santidade nos dias atuais. Daí a tendência de que o assunto provoque um certo tabu. A tendência é que em função da graça estar em alta nas produções literárias do mundo gospel, algumas pessoas verem ambas como opostas entre si. Mas vamos ver o que este termos significam.
1) Santidade. Em nossa língua estado, ou ou qualidade de santo. No Novo Testamento as palavras empregadas para o termo são: a) οσιοτητι, cujo sentido é o de santidade, devoção e cuidadosa observância dos mandamentos de Deus. Aparece com esta conotação no cântico de Isabel, e em Paulo. Resgatar-nos da mão dos nossos inimigos para servi-lo sem medo, em santidade (οσιοτητι) e justiça, diante dele todos os nossos dias (Lc 1. 74, 75 NVI). Paulo afirma que Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade (οσιοτητι) provenientes da verdade (Ef 4. 22 - 24 NVI). SANTIDADE É UM ESTADO.
b) αγιασμω. Geralmente empregado para santificação, somente a Nova Versão internacional traduz como santidade. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade (I Ts 4. 7 NVI).
c) αγιοτητος. Tem em um único texto do NT o sentido de pureza, de santidade de vida. Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade (Hb 12. 10 NVI).
d) Ainda com o mesmo sentido que o verbete anterior, temos o termo αγιωσυνη. Paulo ora pelos crentes de Tessalônica pedindo: Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês. Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos (I Ts 3. 12, 13 NVI). Agora precisamos atentar para outro termo, santificação.
2) Santificação é o ato, ou efeito de santificar. Também pode ser a tendência do  à vida de perfeição evangélica. Neste sentido, o crente que busca a perfeição do Evangelho, é santo. Santificação é um processo. A palavra do Novo Testamento para traduzir tal processo é: αγιασμω, de sorte que Paulo a emprega a fim de exortar os crentes de Tessalônica à santidade. Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação (I Ts 4. 4, 7 ARCF).  Sendo que, conforme vimos acima αγιασμω também pode ser traduzida por santidade. Uma breve consideração a respeito dos textos citados nos leva às seguintes conclusões:
Enquanto estado a santidade engloba a separação para o uso exclusivo do Senhor.
Para que tal ocorra, necessário se faz com que sejamos libertos por Deus. Esta verdade foi compreendida por Zacarias e ele a expressou em seu cântico. Notemos ainda que neste mesmo texto poético aparecem os verbos σωτηριαν, e ρυσθεντας, cujo sentido é respectivamente o de salvar e libertar.
Uma das dimensões de nossa salvação é a liberdade do poder do pecado, a fim de que possamos sim, produzir o fruto para a santificação, cujo fim, ou objetivo, do grego τελος, é a vida eterna. Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna (Rm 6. 22 NVI).
É exclusivamente a partir de uma perspectiva da ação libertadora de Deus, que temos a realidade da santificação, e da santidade concretizadas em nossa vida. Todavia, há o papel humano. Paulo pede aos crentes de Roma: Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade (Rm 6. 19 ARC).

Em Cristo Jesus, Pr Marcelo Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.