Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2018

O MAL AMADO




Há algum tempo atrás escrevi em meu blog pessoal, um texto a respeito de uma frase similar a esta. Este, aliás foi o slogan de um candidato evangélico, cuja carreira e trajetória até admiro, mas da qual discordo. Otoni de Paula Jr. Mas ele não é assunto deste artigo, e sim o prefeito.
A revista, nada imparcial, Veja publicou uma matéria a respeito do índice de rejeição do atual prefeito da Cidade do Rio. Não é para menos. Sob a alegação da necessidade de rever as atitudes da gestão anterior, e com péssima comunicação com a população, provocou ira dos servidores ao fazer trocas equivocadas em alguns cargos de chefia, sem com isto diminuir significativamente pastas de algumas secretarias. Outro tiro no pé, foi o problema com uma creche institucional, mantida com recursos dos próprios servidores.
Não são claros seus critérios de corte de gastos, repito. O novo alvo é o famoso centro presente, um programa de integração entre a prefeitura, Estado e FECOMÉRCIO. Isto colocado, há que se analisar algo da trajetória de Crivella a fim de entender esta rejeição que o prefeito tem sofrido. Na verdade, ele nunca foi unanimidade.
Marcelo Crivella foi eleito após sucessivas tentativas ao governo do estado e à prefeitura do Rio de Janeiro. Sempre rejeitado não por conta de uma suposta inabilidade política, mas por sua ligação com Edir Macedo, e pela suspeita de um projeto de poder do grupo IURD (aliás, sempre bem explorada por seus adversários políticos).
No pleito atual ele venceu o outro rejeitado, Marcelo Freixo, por uma margem ínfima. Entre os dois uma margem significativa de votos nulos e abstenções, indicando clara rejeição das alternativas apresentadas (algo que apenas a mídia, à serviço do poder e os políticos teimam em não entender, mas que o leitor e observador atento percebe e muito bem). Não se faz necessário um QI acima de setenta para entender isto. Os que não entendem, não entendem por conta de total falta de esforço, aquilo que até Tico e Teco entenderiam.
Ainda sobre Marcelo Freixo há que se lembrar que a despeito de seu valioso trabalho na comissão de direitos humanos a ALERJ, e de sua atuação na anistia dos bombeiros militares que foram presos por conta de um justo movimento de oposição ao então governador Sérgio Cabral, não me agrada em nada a radicalidade de seu partido. Pior, como professor de História, sua participação nos debates foi pífia. Mas deixemos Marcelo Freixo de lado e consideremos novamente seu homônimo, o Crivella.
O que quer que tenha motivado Crivella a concorrer insistentemente o cargo de prefeito da cidade nada maravilhosa, projeto de poder de um grupo escuso, ou utopia político/evangélica, fato é que Crivella herdou contas de uma gestão passada nada clara e transparente e um povo sem memória, que se mostra cada vez mais insatisfeito e menos paciente e racional. Não é nada fácil para evangélicos e crentes históricos e católicos (para não mencionar umbandistas e candomblecistas), separar a figura do político da figura do Bispo. Daí que as críticas venham carregadas de um ressentimento cujo fundo é religioso.
Isto não quer dizer que eu esteja disposto a fechar meus olhos para as denúncias que Ricardo Mariano, apenas para exemplificar, tem feito há mais de dez anos para o projeto de poder de alguns grupos evangélicos. Deixar apenas a IURD neste barco é injusto, aqui todos temos de cortar a própria carne. Aqui cabe mais um parágrafo a respeito da visão estreita dos evangélicos.
Em boa parte, o público evangélico é formado pelos cristãos pentecostais. A maior marca destes é a ascese de bens materiais. Somente com a segunda onda pentecostal que ocorrerá o que se chama de ênfase no corpo e em si mesmo, o que relegará o céu a um segundo plano. O advento do neopentecostalismo, com a ênfase na aquisição de bens altera o plano, mas não a ponto de influenciar a mentalidade política.
Um fator agravador foi a síntese entre mentalidade monárquica e messianismo político. Quem já era nascido na década de noventa sabe o quanto se propalou nos púlpitos das Igrejas a respeito do advento de um presidente evangélico. Estamos tendo uma amostra grátis na figura do prefeito.
Quem é leitor de Jonh Stott sabe bem de suas severas críticas ao anti intelectualismo reinante no ambiente pentecostal. O resultado deste em termos políticos vê-se na eleição dos Marcos Felicianos da vida, dos Takayma e de uma série de gente que no púlpito enganava bem, mas que foi e tem sido uma tragédia nas tribunas legislativas, fora os interesses escusos. Falo isto considerando que a gestão nada transparente de Paes deixou uma herança infeliz para Crivella.
Todavia, mesmo vendo a herança de Crivella, a gestão suspeita de Eduardo Paes, a impaciência dos nossos cidadãos, a falta de senso histórico, nada disto justifica o atual prefeito, que quisesse de fato governar em favor do povo, teria traçado uma linha estratégica mais eficiente. Afinal uma boa gestão à frente da prefeitura seria o caminho para uma reeleição e quem sabe para sabe para pleitear o governo do Estado do RJ. Mas como ocorre todas as instâncias, Crivella não possuía e nem possui uma linha estratégica para driblar a crise. Apenas um modus operandos cuja base é a supressão temporária de direitos do funcionalismo público, com uma posterior volta dos mesmos. O que mostra uma profunda falha dos políticos evangélicos em geral: a confirmação com os esquemas consagrados pela política brasileira.
De nada adianta votar em candidato evangélico que acredita que a forma de governar do presidente é a correta, quando uma leitura dos profetas e da carta de Tiago aponta na direção contrária. Suprimir direitos de funcionários públicos é conformar-se com os esquemas do presente século. Neste caso, o famoso administramos mal?, e daí, o povo paga a conta.
Eu particularmente não alimento nenhuma ilusão com a política e os políticos, mas torço para que dê certo, gostaria de sugerir ao atual prefeito que crie um canal eficiente de comunicação com a população. Que neste canal informe à mesma a respeito da situação financeira da prefeitura, sem acusar o prefeito anterior. Justiça em relação a Eduardo Paes é uma questão de tempo, e que Crivella entenda que o mesmo se aplica à ele. Mas esta seria apenas uma entre uma série de medidas, dentre as quais uma estratégia para sanear as finanças, sem que a população sofra com isto.
O grande problema é que aqui a minha crítica não se prende exclusivamente ao prefeito mal amado, antes aplica-se às instâncias federal e estadual. CORTEM NA PRÓPRIA CARNE! Comecem pelos cargos de confiança que as pessoas ascendem sem que para isto sejam concursados. Estes são uma moeda de troca sempre usada para garantir apoio para eleição aos cargos públicos. Daí o crescimento exponencial de ministérios e secretarias de Estado e as municipais também. Não basta ser transparente com as contas da gestão anterior, é preciso ser com a própria gestão. Isto é ser simples como a pomba e prudentes como a serpente. Afinal, vida de crente na política, não é vida de profeta na corte.
Outro problema: está mais do que na hora de as igrejas pentecostais, a maioria neste país, abandonarem esta cultura contraria à intelectualidade e investir em seus jovens que possuem vocação para a política. O investimento consiste na ênfase na leitura dos clássicos e da boa parte da tradição política, e na síntese entre esta e a cosmovisão cristã. Um segundo passo seria a formulação de um projeto de sociedade, algo comum na perspectiva reformada, que não seja exclusivamente evangélico, mas que contemple a toda a população.
Não dá mais para associar evangelicalismo com fundamentalismo (na pior acepção do termo). Ser evangélico político é mais do que ser representante de uma Igreja, é propor o debate dos problemas sociais, em outros termos. É esta esperança que ainda me faz escrever sobre política neste espaço. Mas a esperança aqui não é otimismo a todo custo.
Marcelo Medeiros, escritor, 
teólogo especialista em Ciências da Religião.


Um comentário:

  1. Queria postar no meu face porém não estou conseguindo.
    No mais está difícil com está gestão!,
    Porque a zaga deste parece estar nos funcionarios@, porque não retirar de outra classe?, mas preciosa os trabalhadores.
    Pessoas que muitas das vezes se encontram en hrande dificuldafes para sobreviver.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.