Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Música Coral ou Cântico Congregacional




Não sei se vocês sabem mas sofro a influência de ambos, tanto do coral quanto dos grupos de cântico congregacional. Quando pequeno minha avó me levava para o ensaio do coral da igreja as 15 horas e algumas vezes dormia até o horário do culto da noite. Assim fui marcado pela cultura de canto coral.

Na pré-adolescência fiz aulas de canto coral com a professora Ana Campelo (hoje maestrina do coro Eclésia na primeira igreja Batista do Rio de janeiro), o que me levou a participar da gravação de um comercial que falava das garantias dos direitos de menores com a boca constituição. Isto se deu em 88.

Na juventude cantei nos corais da UFRJ e PUC. Assim que cheguei na assembleia de Deus em cidade nova assumi a regência do coral. Três anos após entreguei o cargo, voltando recentemente à convite do meu pastor. O trabalho pode ser acompanhado em vídeos no Facebook. Nós livros de II Sm e I Cr é a forma pela qual o louvor no santuário era ministrado. Foi na década de oitenta que vi a emergência de uma nova forma de ministração nas denominações templo/igreja.

O mais curioso é que na época um coro representava a elite evangélica. Os chamados ministros de louvor resgataram o cântico congregacional através de canções à uma só voz. Asaph Borba, Benedito Carlos Gomes, Alda Célia, Ludmila Ferber são alguns dos nomes que constavam nas primeiras comunidades. Eram grupos que emergiam com uma nova proposta, qual? A de uma vida de culto e adoração centrada não mais no templo, mas na comunidade.

Canções como canto de vitória, nosso louvor, fruto dos lábios e tantas outras reverberaram nas vozes de um grupo homogêneo. A diferença deste grupo era que além de cantar eles ministravam uma mensagem bíblica, que fundamentava os cânticos. Nesta época a maioria dos cânticos compostos traziam entre parênteses a base bíblica.

Com o crescimento da indústria gospel, estes cânticos foram perdendo em qualidade. Já não interessava mais às gravadoras canções como Pão da Vida, Graça e outras. Letras deram lugar ao balanço e aí a situação se agravou. Na minha denominação, raros são os jovens que entenderam a motivação e aplicaram corretamente o conceito à liturgia. Assim coral deficiente deu lugar a grupos ruins. Hoje a noção de louvor bíblico (do cântico como instrumento didático e pedagógico para transmissão da doutrina), basicamente se perdeu. O culto virou entretenimento.

Não se busca, nem escolhe uma música por conta da mensagem que ela tenha, da função litúrgica que ela possa exercer, mas por conta do gosto dos ministrantes, em regra um horror. Gente que deveria ouvir Asaph Borba, Ademar de Campos, Cláudio Claro, para aprender o que de fato é ministrar.

Tal quadro reflete o distanciamento da religiosidade cristã em relação à herança bíblica. O caminho de volta é bem longo, visto que mais do que treinamento, demanda conscientização, mas acreditar é a única alternativa. 

Marcelo Medeiros, boa tarde. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.