Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Honrarás Pai e Mãe



Para o autor das lições da Escola Bíblica Dominical o mandamento de honrar pai e mãe é o elo de ligação entre os mandamentos que expressam amor a Deus, e os que exprimem o amor ao próximo. A honra aos progenitores, ou àqueles que possuem a tutela, é um indício de amor à Deus, visto que por meio da relação pais e filhos, se sujeita à autoridade, que é um princípio divino. Quando se honra pai e mãe, o amor é demonstrado de forma efetiva, isto porque como bem observou Deus não ordenou simplesmente a obediência aos pais, mas que os mesmos fossem honrados. É possível obedecer e odiar, mas é inviável odiar e honrar.

PATERNIDADE DIVINA, O PRINCÍPIO DA AUTORIDADE

Tanto a religião judaica, quanto a cristã baseiam seus relacionamentos com Deus na interpessoalidade. Neste sentido Deus é comparado com Pai. Ao falar de Salomão para Davi, Iahweh lhe disse:  Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens (II Sm 7. 14 ACF). Perceba que Deus castiga tão somente aqueles a quem ama (Ap 3. 19).


Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo (Sl 68. 5 ACF). Quando se fala em Deus como pai dos órfãos, com isto o autor quer dizer que Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama ao estrangeiro, dando - lhe alimento e roupa (Dt 10. 18 NVI). Todo Israel é filho de Deus, mas como tais ninguém do povo tem o direito de oprimir a quem quer que seja do mesmo povo. Neste caso, ele se levanta como um Pai para defender o filho indefeso.


Ao falar de Davi, Deus disse que após o mesmo experimentar livramentos de sua parte, este o chamaria dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação (Sl 89. 26 ACF). Da mesma forma que um filho encontra amparo no seu pai, o salmista encontra amparo e abrigo em Deus.

Perceba caro leitor, que não há como exprimir a compaixão e afeição divina, sem que se recorra à figura do pai. É mais do que óbvio que tais expressões são antropomórficas, ou antropopáticas (em outras palavras, expressões que atribuem sentimentos e formas humanas a Deus). Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó (Sl 103. 13, 14 ACF).

Perceba que mesmo para falar da oração, Jesus recorre à figura do Pai, para demonstrar que tal como o pai que sempre busca atender o filho em sua necessidade, Deus atende às nossas orações (Mt 7. 7 - 11). Sendo que neste caso fica estabelecido um princípio, por pior que seja o pai, ele sempre se esforçará em dar coisas boas aos seus filhos, e aqui está o que considero o maior fundamento da obediência dos filhos aos pais.

A EXTENSÃO DO QUINTO MANDAMENTO


De acordo com o autor da lição de Escola Bíblica Dominical, o mandamento de se honrar pai e mãe se estende a toda relação de autoridade, incluindo: os pais espirituais, o que é exemplificado na 1) relação de Eliseu e Elias (II Rs 2. 12), 2) Paulo e Timóteo (I Tm 1. 2; II Tm 1. 2), 3) Paulo e Tito (Tt 1. 14); os pais intelectuais.


Fato é que aquele que é instruído deve repartir em tudo com aquele que o instrui (Gl 6. 6), se o que acabei de escrever lhe deu algum nó, entenda que o verbo honrar, nas línguas originais da Bíblia não se restringe à dignificação, e a distinção conferidas a quem se atribui honradez. Honra (kabed [כַּבֵּ֥ד], ou tima [τιμα]) aqui, equivale a remuneração, ou ajuda de custa. Abordo melhor este assunto aqui, aqui, e aqui. O fato é que esta ligação entre os verbetes originais e a ajuda de custo fica mais pontual quando se depara com a crítica de Jesus aos fariseus.
E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas (Mt 7. 9 - 13 ACF). 
Perceba que neste texto Jesus considera a honra ao pai e à mãe como ajuda, da qual dentro do esquema farisaico o filho poderia escapar, caso afirmasse que o que estava destinado à ajuda era oferta ao Senhor. Logo, conforme pontuado acima, o verbo honrar, na verdade é ajudar, até porque o termo Kabod [כָּ֫בֹ֥וד], de onde vem a expressão glória, pode significar, entre outras coisas, preciosidades, ouro, ou peso mesmo. 

APROFUNDANDO A QUESTÃO DA HONRA AOS PAIS E DO SUSTENTO

Na seção três da revista, ao falar de sustento dos pais, o autor apela aos sucessivos exemplos das Sagradas Escrituras para firmar seu ponto de vista, ao meu ver corretíssimo. Paulo fez uma abordagem primorosa a respeito desta questão, em sua primeira carta à Timóteo, mesmo admitindo que ele estava falando da situação das viúvas, é possível extrair dali algum princípio a este respeito. 
Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus. Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações; Mas a que vive em deleites, vivendo está morta. Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis. Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel (I Tm 5. 3 - 8 ACF). 
O que se pode inferir do texto?
  1. Em consonância com o ensino do antigo testamento, as viúvas deveriam de serem honradas pelo ministro.  
  2. Esta honra envolve remuneração e ajuda mesmo, conforme visto na expressão  τιμα. 
  3. Existem critérios claros para se definir o que é uma viúva com condições de ser inscrita no programa de ajuda da Igreja. 
  4. Esta viúva, deveria contar exclusivamente com Deus, e viver em rogos e em orações. 
  5. Não poderia ser nova e viver em deleites. 
  6. Quanto às viúvas que tivessem filhos e netos, estas deveriam ser amparadas pela família. 
  7. É precisamente neste ponto que o ensino Paulo tem a contribuir para o presente estudo. 
De que forma?
  1. O texto diz claramente: se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus (I Tm 5. 4 ACF), em outras palavras os filhos devem recompensar os seus pais. 
  2. Em recompensar os pais, o filho está vivenciando o legítimo exercício da piedade. 
  3. Quem não se comporta de tal forma tem negado a fé e de acordo com o texto é pior do que o infiel. 
  4. Estas recomendações estão sendo feitas em plena dispensação da graça de Deus, e tem de ser observada por cristãos que não desejem ter tal sentença sobre sua vida. 
Não observar o mandamento da forma que foi abordada neste texto traz ao ouvinte o risco de estar sob maldição? Creio que sim. Perceba que ao citar o mandamento de honrar pai e mãe, Jesus o ligou à citação de Ex 21. 17, mostrando a equivalência das duas transgressões, a da omissão quando à ajuda e a o ato de amaldiçoar os progenitores. 

O novo Testamento reafirma o mandamento da ajuda aos pais, mas também impõe a obediência dos filhos aos mesmos, visto que para Paulo este é o primeiro mandamento com promessa. Sem tais diretrizes o caos social se instala na sociedade. Hoje tem sido cada vez mais comum agressões à pais, professores, alunos, e tais fatores são indicadores de que paira uma crise de autoridade na sociedade, e creio que o Evangelho de Cristo, e tão somente este é a saída para tal. 

Marcelo Medeiros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.