Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de abril de 2013

O Casamento Bíblico


Qual é o modelo bíblico de casamento? Esta é a pergunta que precisamos nos fazer nestes dias em que estamos estudando a respeito da família no século XXI. A lição que temos, de autoria de Elinaldo Renovato, afirma que o casamento tem de ser: a) monogâmico, b) heterogâmico, c) indissolúvel. Eu gostaria de começar este breve subsídio com uma análise, ou definição do termo casamento. 
O conceito de casamento
De acordo com o dicionário Michaellis o casamento é:
1 União legítima de homem e mulher.
2 União legal entre homem e mulher, para constituir família.
3 Cerimônia ou festa nupcial.
4 Sociol Um ou vários atos simbólicos sancionados por uma determinada sociedade com o objetivo de estabelecer uniões matrimoniais. C. civil: o que é realizado perante a autoridade civil, com as solenidades e exigências prescritas pela lei.  
De acordo com o Aurélio:  
  1. União legal de um homem e de uma mulher.
  2. Celebração de núpcias: assisti a um casamento.
  3. Um dos sete sacramentos da Igreja Católica.
  4. Casamento religioso, casamento celebrado na presença de um padre.
Nesta obra temos ainda os seguintes esclarecimentos:
Em certos países não tem efeito jurídico e deve, sob pena de sanção, ser precedido do casamento civil; noutros, pode tê-lo, mediante declaração prévia dos nubentes; noutros, por fim, tem-no sem quaisquer formalidades ulteriores. No Brasil, pode ter efeito civil, desde que sejam observados determinados preceitos legais [Lei n&186; 1.100, de 23 de maio de 1950].
Para a Igreja Católica o casamento é um sacramento; exige livre consentimento e não pode ser anulado; pode, quando muito, haver reconhecimento oficial de nulidade desde a origem. Ato público, é precedido de publicação de banhos ou proclamas. Entre os protestantes, o casamento é um compromisso solene, mas não um sacramento, e o divórcio não sofre proibição absoluta.
Do conceito dicionarizado compreendemos que: 

  1. O casamento se constitui como uma união em conformidade com a lei, ou seja, a união entre homem e mulher é regulada por meio de leis.
  2. No sentido popular o casamento é a celebração das núpcias, que freqüentemente ocorrem no âmbito religioso, mas que conforme vimos na visão do Estado pouco, ou nenhum valor possui se não estiver devidamente amparado na lei que rege a cada país.
  3. A compreensão católica a respeito do casamento é a de que este é um sacramento. Define-se este como cada um dos sinais sensíveis produtores da graça, instituídos por Jesus Cristo como auxiliares indispensáveis para a pessoa conseguir a salvação eterna. Tal conceito não é amparado na Bíblia, daí a compreensão protestante de casamento como um compromisso solene.
  4. Na visão bíblica o casamento é a união entre macho e fêmea a fim de que sejam ambos uma só carne. 
O padrão bíblico de casamento

De acordo com o relato das Escrituras, três coisas podem ser afirmadas a respeito do molde bíblico de casamento e todas ligadas ao seu caráter a) monogâmico, b) heterogâmico, e c) indissolúvel. Os textos bíblicos aos quais podemos  recorrer são os mesmos da lição passada.

Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra (Gn 1. 26 - 28 NVI).

Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada. Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne (Gn 2. 21 - 24 NVI).

Monogâmico

O casamento é essencialmente monogâmico. A palavra é a junção de duas palavras gregas, a saber μονο cujo sentido é o de um, ou único e que é a palavra grega para casamento e γαμον que é uma das palavras gregas para casamento. Em nossa língua, a expressão em apreço vem a indicar o estado conjugal em que um homem desposa uma única mulher ou uma mulher um só marido. Aqui, necessário se faz acrescentar que o Casamento, é a união entre macho e fêmea, que se dá por meio da conjunção carnal. Logo, a monogamia, vem a ser a união exclusiva de um macho com uma única fêmea. De acordo com a Bíblia, o homem deixa pai e mãe a fim de se unir a uma mulher, e assim, formar com ela uma única carne (Gn 2. 24; Mt 19. 5; Mc 10. 7, 8). O problema da prostituição está no fato de que mesmo o homem que contrai cópula de forma ilegítima com uma mulher, de certa forma faz um corpo com ela (I Co 6. 16). DAÍ A NECESSIDADE DA IGREJA AFIRMAR E REAFIRMAR O CARÁTER MONOGÂMICO DO CASAMENTO.
Heterogâmico
O termo ετερω (hétero), pode significar outro, como também aquilo que é diferente. Neste aspecto a Bíblia é bem incisiva. Ainda que sejam escassas as passagens que afirmam que o homossexualismo é pecado, contudo, o relato da criação e os textos paralelos indicam com a criação da humanidade na condição de macho e fêmea que este é o padrão para as relações humanas. FAMÍLIA SE CONSTITUI A PARTIR DA UNIÃO DE UM HOMEM E UMA MULHER.

Mas não podemos nos esquecer aqui que a palavra por nós criada, o neologismo heterogamia é a junção de ετερω com γαμειν. É desta última palavra que vem o termo moderno gameta, que é cada uma das duas células sexuais maduras entre as quais se opera a fecundação: gameta masculino, ou espermatozoide, e gameta feminino, ou óvulo. De acordo com o Aurélio, o gameta é uma Célula reprodutora, masculina ou feminina, cujo núcleo só contém n cromossomos.

Aqui precisamos encarar uma realidade bíblica, ainda que o casamento não tenha na procriação o seu propósito exclusivo, contudo este não pode ser ignorado, uma vez que o mandato cultural, ordena que homens e mulheres multipliquem-se sobre a terra, o que se pode DAR EXCLUSIVAMENTE A PARTIR DO EXERCÍCIO SADIO DA SEXUALIDADE ENTRE HOMEM E MULHER (Gn 1. 26 - 28; Sl 113. 9; 127. 3, 5).
Indissolúvel
Escrevi sobre a indissolubilidade do matrimônio em um artigo entitulado Uma Palavra Sobre más interpretações bíblicas e voltarei ao assunto, quando abordarmos a questão do divórcio. Mas o que podemos falar é que se o casamento é uma unidade na qual homem e mulher se tornam um corpo, o divórcio que não tenha na infidelidade a sua causa é uma mutilação. Deus abençoe a você leitor em Cristo Jesus.
Pr Marcelo Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.