Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Cultos jovens atraentes e coisas afins



Há aproximadamente dois meses soube de uma extensão da Lagoinha em Niterói. Não sabia dos meandros do estabelecimento da mesma, mas segundo matéria do Globo, agora acessada por mim, a mesma se deve a fatos inopinados ligados à vida pessoal dos fundadores. O que me chamou a atenção, tão logo tive acesso à notícia da mesma, foi o ambiente de boate, e afins. A matéria pode ser conferida na íntegra aqui.

Já me envolvi em controvérsias no facebook, por haver criticado uma reunião, promovida por esta mesma denominação, em que a mensagem foi uma apresentação humorística. Nada tenha contra o uso do humor como forma de cominicação da mensagem. Minha crítica se dirige ao uso do entretenimento como forma de atração, ou distração, o que não se coaduna com a missão cristã. 

Em parte alguma do Evangelho Jesus mandou que os discípulos distraíssem as pessoas, que alugassem espaços para a promoção de entretenimentos variados, ou que sequer imitassem o ambiente atraente das bacanais [cultos promovidos a Baco, ou Dionísio], para que as pessoas fossem atríadas pela mensagem. 

Na Carta aos Coríntios Paulo recomendou expressamente a separação entre os templo de Deus e o templo dos demônios, entre luz e trevas, entre os fiéis e os que mesmo em ambiente religioso tivessem quaisquer comportamentos divergentes à doutrina apostólica. Contudo, os empreendedores do momento levam à sério exclusivamente uma suposta flexibilidade paulina de fazer-se de tudo para com todos. O que tem comprometido seriamente a doutrina. 

A matéria do jornal é sintomática. A descrição da mudança do ambiente é bem extensa, e um único exemplo de "conversão" é apresentado. Conheço pessoas que se converteram ao ouvir a voz de Deus em uma sessão espírita, mas nem por isto recomendo a ninguém que frequente uma para que tenham a mesma experiência. Exceções jamais devem ser transformadas em regras, e pela estrutura e organização da matéria [...]. 

Nada tenho contra pregar em qualquer ambiente que seja, com visual tradicional, ou descolado. Um problema indigesto para mim é a pregação adulterada do Evangelho, que ao que parece a maioria destes pregadores descolados apresentam. A falta de discernimento do povo também é espantosa, para não falar na omissão dos líderes que irão dar contas a Deus de temanha omissão. 

Marcelo Medeiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.