Pesquisar este blog

sábado, 27 de fevereiro de 2016

A Vinda de Jesus em Glória



Um grande acerto da CPAD foi o lançamento de uma lição de Escola Bíblia co abordagem voltada para a Escatologia. Um grave erro é a persistência na posição prétribulacionista, inclusive em detrimento do que os textos de fato afirmam, e os exemplos serão alistados um a um abaixo. Contudo, o estudo a respeito é extremamente gratificante, afinal, por meio deste a noiva do Cordeiro é reiterada de seu compromisso com o Noivo. 

CRÍTICA AO COMENTÁRIO DA LIÇÃO

Seguem abaixo as críticas ao comentário da lição:

  1. O comentarista toma Cl 3. 4 como base para afirmar a distinção entre segunda vinda e arrebatamento. Todavia tal distinção não encontra no texto que afirma claramente: "Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória" (Cl 3. 4 ACF). 
  2. Tanto a manifestação de Cristo quanto amanifestação dos santos á chamada de φανερωσις (phanerosis), que por sua vez advém de φανερóω cujo sentido é o de tornar aparente, manifesto conhecido. 
  3. O problema é que conforme se verá neste estudo, φανερωσις é um dos termos correspondentes de parousia. 
  4. O autor usa Jo 14. 2, 3 para afirmar que Jesus voltará com os santos, quanto em parte alguma do texto isto é afirmado. Para dirimir dúvidas leia: "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também".
  5. Leu? Se Você leu, percebeu que o texto fala que Jesus virá para levar os santos para si. Admitir que  este mesmo fala da Vinda em Glória, e particulamente admito, equivale a crer que a Vinda de Jesus e o Arrebatamento da Igreja se darão em uma única fase. 
  6. A respeito do cortejo que acompanhará o Rei, creio, e o faço com base nas Escrituras que, os anjos e tão somente estes farão parte da comitiva em apreço. Os santos estarão na terra e nesta ocasião se dará o encontro dos mesmos com o Senhor nos ares. 
  7. Seguido ao referido encontro o cortejo de Cristo avança para a terra. 
  8. As profecias do Antigo Testamento descrevem o Senhor vindo e pisando com seus pés no Monte das Oliveiras. As decrições do Novo Testamento e particularmente de João são mais discretas. Ap 19. 12 - 19 descrevem Jesus pisando como vencedor no campo de batalha. 
  9. Nos Evangelhos é notável impotência dos demônios com relação à pessoa de Jesus. Uma legião de demônios chega a suplicar a Cristo para não serem enviados ao abismo (Lc 8. 31). Mas no Apocalipse eles serão irremediavlemente lançados no abismo (Ap 20. 1). E isto já é por si só sufuciente. 
Na sequência deste estudo serão vistas as promessas pertinentes à Vinda de Jesus em Glória, e ao modo como a mesma se dará, bem como o propósito desta. 

PROMESSAS PERTINENTES À VINDA DE CRISTO
Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras (Mt 16. 27 ACF). 
Este texto fala a respeito da Vinda do Filho do homem (Porque o Filho do homem virá), do modo como este virá (virá na glória de seu Pai), e do propósito da mesma (e então dará a cada um segundo as suas obras). 
E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?  Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem (Mt 24. 3, 26, 27, 37 - 39 ACF). 

  1. Os discípulos fazem três perguntas ao Senhor: 1) quando serão essas coisas, 2) que sinal haverá da tua vinda 3) e do fim do mundo? Cristo não diz quando serão as coisas, mas lhes diz a respeito dos sinais. 
  2. Os disípulos devem rejeitar todo pretenso messias, uma vez que o regresso de Cristo será algo tão visível quanto o relâmpago. 
  3. Mesmo o descrédito e indiferença para com a Vinda de Cristo devem ser vistos como claro sinal para a mesma. 
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também (Jo 14. 2, 3 ACF).
Este texto fala da necessidade temporária de separação entre Cristo e seus discípulos. Por meio da cruz ele abriu o caminho do homem a Deus (Hb 10. 19 - 23). Em sua assunção ele preparou o nova habitação dos cristãos, e agora virá outra vez a fim de se reunir com todo o seu povo.
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir (At 1. 11 ACF). 
 A indagação dos anjos quanto a atitude dos discípulos, ao verem Jesus indo para o céu, se dá em razão de que o retorno de Cristo demanda rápida resposta dos discípulos. Retornado ao contexto é possível verificar que: 
E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco (At 1. 9, 10 ACF). 
A nuvem que recebeu a Cristo e que o ocultou à vista de seus discípulos, será a mesma que o revelará ao mundo. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória (Mt 24. 30 ACF). 

A mesma percepção a respeito da Vinda é vista em Daniel que relata: Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído (Dn 7. 13, 14 ACF). 

Estas nuvens apontam para o poderio e juízo de Deus. Conforme se vê neste texto poético:
Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e juízo são a base do seu trono. Um fogo vai adiante dele, e abrasa os seus inimigos em redor. Os seus relâmpagos iluminam o mundo; a terra viu e tremeu. Os montes derretem como cera na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra (Sl 97. 2 - 5 ACF). 
De igual modo, Cristo virá com os seus anjos.  Perguntado no sinédrio a respeito de sua identidade messiânica Jesus resposndeu: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu (Mt 24. 64 ACF). Por último, é dito que ele vem para julgar todas as obras.
Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros, De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder, Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós) (II Ts 1. 3 - 10 ACF). 
Deste texto pode-se inferir que:

  1. A Vinda de Cristo é motivação para que o crente suporte a tribulação uma vez que na mesma este receberá alívio. 
  2. Os ímpios que perseguem ao povo de Deus serão devidamente julgados. 
  3. Será dado aos mesmos o justo castigo por sua impenitência, o de padecer longe da face do Senhor. Cristo será glorificado nos seus santos, o que significa que estes partilharão da mesma glória d'aquele. 

Agora, necessário se faz rever os nomes pertinentes à Vinda de Jesus.

NOMES PARA A VINDA DE JESUS

A vinda de Cristo é mencionada pelo seguintes termos: 

  1. Tempos de refrigérioArrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor (At 3. 19 ACF). A expressao para tempos de refrigério - καιροι αναψυξεως (kairoi anapsyxeoos) - indica um tempo de revigoração, análogo ao termo usando em At 3. 21 para a restauração de todas as coisas. 
  2. Tempos da restauração de tudo. Em analogia com Rm 8. 21, αποκαταστασεως (apokatastaseoos) indica a restauração da saúde, sendo que neste caso o que está em jogo é a saúde do Kosmos. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio (At 3. 21 ACF). 
  3. Aparição de Jesus Cristo. Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo (I Pe 1. 7 ACF). Seja revelação, aparição, ou manifestação, o termo αποκαλυψει (apocalipsei) se aplica tanto aqui quanto aqui: esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo (I Co 1. 7 ACF). 
  4. Epiphaneia (επιφανειαν). É a manifestação, ou aparição, empregado tanto para a manifestação de Cristo em seu primeiro advento (II Tm 1. 10), quanto para seu segundo advento. E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda (II Ts 2. 8 ACF). Neste texto em particular επιφανειαν é articulado com παρουσιας (parousia), sendo esta a expressão para a Vinda e aquela para o esplendor decorrente da mesma. 
  5. Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo (I Tm 6. 14 ACF). Neste texto επιφανειαν equivale à aparição. O mesmo se pode dizer de (II Tm 4. 1, 8) em que o termo é traduzido por Vinda. 
  6. Παρουσιας (parousias). É um termo que descreve a visita do imperador em uma das cidades pertencentes ao Império. Pode indicar a presença física de uma pessoa tal como o apóstolo (II Co 10. 10), ou para a vinda de Cristo e consequente destruição do estado judaico e imperio romano (Mt 24. 3, 27, 37 - 30 vide supra). 
  7. Παρουσιας também é um momento em que os santos receberão recompensas de sua respectiva fidelidade e os ímpios o jugamento (I Ts 2. 19; II Ts 2. 8). 
  8. Em geral a vinda de Cristo ( ITs 2. 19; 3. 13; 4. 15; 5. 23). É conforme visto a palavra chave da Carta aos Tessalonicenses. Não indica um evento secreto, uma vez que o termo era empregado para visita do imperador. 



Estes são os termos pertinentes à vinda de Cristo. 

2 comentários:

  1. O discípulo quer saber quando voltará o mestre já que ele prometeu que voltaria.
    A promessa é muito boa: vida eterna com corpo incorruptível, perfeito, eterno, junto de Jesus ao qual amamos tanto que não conseguimos imaginar melhor companhia para um tempo tão longo.
    Na verdade não importa muito saber quando, o importante é que vai acontecer. Também esperar que não demore muito, que seja ainda nessa minha vida pois me agrada muito a idéia de não morrer.
    Mais lógico isso do que renascer (ou reencarnar) ou simplesmente deixar de existir (morreu acabou).
    Boa análise Pastor.
    Afinal quando será o arrebatamento na sua opinião? Antes, durante ou depois da grande tribulação ?
    Marcelo Raposo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Raposo, no tocante ao momento em que se dará a Vinda de Cristo, creio que este texto seja satisfatório:
      E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
      Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
      E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus
      Mateus 24:29-31

      Daí minha crença de que o Arrebatamento e a Vinda são um único e mesmo evento. Abraços fraternos em Cristo.

      Excluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.