Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

OSÉIAS - A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS.



Pouco se sabe com exatidão a respeito do profeta Oséias. Para MacArthur, ele oriundo do Reino Norte, e para fundamentar a sua opinião, ela apela para elementos internos do texto que apontam para o conhecimento topográfico da geografia do Reino Norte (Os 4. 15, 5. 1, 13; 6. 8 - 9; 10. 5; 12. 11, 12; 14. 6). Os autores do Dicionário Bíblico Wycliffe o identificam como o único profeta do Reino Norte que deixou registro escrito de sua atividade profética.

Estes e outros elementos são discutidos com profundidade na nossa Revista da EBD. O que precisamos abordar aqui é a originalidade do profeta, não no que toca em comparar o relacionamento de Deus com Israel com um casamento, isto ocorre em outros profetas.

Isaías (Is 54. 5 – 7)
Jeremias, a meu ver o que tem a abordagem mais parecida com a de Oséias, e vale lembrar que cronologicamente o primeiro era anterior ao segundo (Jr 3. 1 – 20).
Ezequiel. Outro profeta posterior a Oséias que compara Israel com uma mulher que abandona o próprio lar para se prostituir, e isto, sem pagamento (Ez 16. 32 – 45).

A originalidade do profeta em apreço se dá pelo fato de que o mesmo vivenciou a sua profecia ao se casar com uma mulher de prostituição. Ao contrário das frescuras de muitos intérpretes, entendemos que de fato Oséias, se casou com Gômer, e teve filhos com a mesma. É vida de profeta não é nada fácil.

Tal ato deu a Israel a imagem mais vívida da misericórdia de Deus para com o seu povo, a despeito do quanto este viola a aliança que fora firmada no Sinai. É praticamente com esta abordagem que o profeta traça o quadro panorâmico de Israel do reinado de Jeroboão II (Os 1 – 3). Creio que o texto de Jr 3. 1 – 20, seja a grande chave interpretativa para a compreensão do contexto do profeta Oséias. O prfeta que expressa o quanto Deus luta pelo seu povo, a despeito da obstinação do mesmo.

O meu povo está decidido a desviar-se de mim. Embora sejam conclamados a servir ao Altíssimo, de modo algum o exaltam. "Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregar você nas mãos de outros, Israel? Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? O meu coração está enternecido, espertou-se toda a minha compaixão. Não executarei a minha ira impetuosa, não tornarei a destruir Efraim. Pois sou Deus, e não homem, o Santo no meio de vocês. Não virei com ira. Eles seguirão o Senhor; ele rugirá como leão. Quando ele rugir, os seus filhos virão tremendo desde o Ocidente. Virão voando do Egito como aves, da Assíria como pombas. Eu os estabelecerei em seus lares"; palavra do Senhor.Efraim me cercou de mentiras, a casa de Israel de enganos, e Judá é rebelde contra Deus, a saber, contra o Santo fiel. Os 11:7-12

Notemos que Deus diz claramente que não pode desistir do seu povo.  

Um comentário:

  1. Como estamos precisando conhecer a Deus, pensamos que o conhecemos, e quando estamos em meio aos revés, achamos que ele vai falhar. Oseias conhecia o seu Deus, e por isto o obedecia.
    obedecia porque tinha intimidade com ele, para ter intimidade com Deus,precisamos orar,ler, meditar e viver os efeitos da palavra transformadora de Deus.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.