Pesquisar este blog

sábado, 20 de outubro de 2012

HUMILDADE




Toda vez que tive de lidar com este assunto na escola bíblica dominical, tive de enfrentar um problema sério, a falta de uma definição à contento. O Dicionário não ajuda muito. O Michaellis, por exemplo, define humildade como: 

1 Virtude com que manifestamos o sentimento de nossa fraqueza. 
2 Modéstia. 
3 Pobreza. 
4 Demonstração de respeito, de submissão (é tudo o que um autocrata deseja). 
5 Inferioridade (o que os preconceituosos desejam). 

Nenhuma destas definições se enquadram no que vemos na Bíblia a respeito do assunto. A leitura de Brennan Manning é mais compensadora. No capítulo dois do livro Convite à loucura, ele nos faz uma das mais loucas propostas, a de encararmos a humildade como a marca distintiva dos que são desprezados, daqueles em quem nada apostamos. 

É exclusivamente a partir desta ótica que podemos entender como um homem que entrou no templo e EXPULSOU OS CAMBISTAS À CHICOTADAS (Jo 2. 14 - 16), CONFRONTOU AS AUTORIDADES DA ÉPOCA (Mt 23), QUE SE DECLAROU COMO FILHO DE DEUS E ÚNICA AUTORIDADE PARA FAZER O PAI SER CONHECIDO (Mt 11. 25 - 27; Jo 14. 9), pode dizer: "aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração"
(Mt 11:29). 

É isto mesmo Jesus se fez desprezado. Isaías diz que Ele "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum" (Is 53. 3). Se vc consultar as referências marginais, ou de rodapé de sua Bíblia vai ver que este texto é uma referência a Jesus, a mais pura síntese da Humildade. 

O desafio de ser humildade hoje é que Jesus antes de ascender aos céus foi para a cruz. E a dor do homem VERDADEIRAMENTE HUMILDADE É SIMILAR À ANGÚSTIA QUE CRISTO EXPERIMENTOU NO GETSÊMANE, mas a promessa da PALAVRA É: 

Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará (Tg 4:10), e: Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido (IPe 5.6). 

Em Cristo. Pr Marcelo Medeiros

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. o assunto supra citado é de suma importância para os dias atuais, onde a aparência fala mais alto do que a essência. que Deus continue te abençoando pastor. Lúbia Medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a aparência fala mais alto do que a essência, tal se dá por sermos vaidade, e nada mais. Se a vaidade conduz ao caminho da aparência, o TEMOR DO SENHOR, nos conduz à ESSÊNCIA.

      Beijos querida.

      Excluir
  3. Amado pastor, algro-me em ler sobre este assunto neste blog. Verdadeiramente a humildade é a marca daqueles que procuram seguir as palavras do Mestre.Que Deus derrame mais e mais de Seu Santo Espírito através de ti!
    Simone Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone você falou a mais pura verdade, minha filha, tal como ocorreu em Cristo que sabia quem era, e mesmo assim desprezou a afronta, sabemos quem somos e desprezamos a afronta, e seguimos a carreira que nos está proposta.

      Excluir
  4. Que bom ! Parabéns pela iniciativa, muitas pessoas poderão ser edificadas pelos estudos bíblicos online. Alias achei de grande utilidade o subisiio de Oséias.O Senhor abençoe.Claudete

    ResponderExcluir
  5. Simone você falou a mais pura verdade, minha filha, tal como ocorreu em Cristo que sabia quem era, e mesmo assim desprezou a afronta, sabemos quem somos e desprezamos a afronta, e seguimos a carreira que nos está proposta.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Somos sim desprezados prlo mundo

    ResponderExcluir
  8. A bíblia nos fala que porque não somos do mundo o mundo não nos ama..."porque não sois do mundo o mundo não vos ama, se vós fosseis do mundo, o mundo amaria o que é seu...", eu mesma na faculdade não tinha muitos amigos. .., não tinha como ter, não falávamos a mesma língua. .., festinhas, baladas...
    Hoje,,já formada, ainda não tenho muitos amigos. .., sou respeitada por minha profissão, minga conduta, mas ainda nao falamos a mesma língua. .., uma festinha lá em casa por exemplo, é sem graça, rsrs, pois não é regada a cerveja. .., entende. Portanto quando Cristo nos manda ser humildes como ele, acho que é nesse sentido..., sabendo que serei sim desprezada. .., mas que tbm, eu não sou do mundo, por isso o mundo não me ama, rsrs. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons os teus comentários, Ana Paula. Deus a abençoe mais e mais, e mais e muito mais.

      Excluir
  9. A humildade é um desafio diário, especialmente se nos destacamos em alguma atividade. O processo de mortificação do eu é realmente doloroso e nem sempre há disposição de nossa parte em concretizá-lo. Afinal, é tão mais fácil( e prazeroso) ser agradado, quando não pelo outro, por nossa própria carne...

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.