Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2018

Exegese, pra que exegese?????



Há algum tempo atrás falei aqui neste espaço a respeito de minha participação em um programa da TV BOAS NOVAS, cuja temática era versões de Bíblias. Versões não podem e nem devem de ser confundidas com aquelas Bíblias com recursos devocionais e teológicos. Mas não é sobre nada disto que pretendo falar neste breve post que preparo juntamente com meu café. Pretendo falar de exegese. 

A menção às versões de Bíblias dá-se por conta de uma necessidade de maior alcance, que por sua vez demanda uma maior revisão dos textos sagrados. A ideia que se tem é a de que exista uma palavra que encontre correspondência em todo e qualquer idioma. Ledo engano. No caso do português existe o exemplo da palavra saudade. Esta não expressa somente a ausência nostálgica do outro, ou de algo, mas também a aspiração por algo considerado positivo e benéfico. 

Quem conhece os hinos da HARPA CRISTÃ, sabe que seu segundo hino chama-se saudosa lembrança. Como ter saudade de um lugar que em tese não conhecemos (o mundo vindouro - novo céu e nova terra)? Neste caso saudade é uma expressão do desejo anelante por chegar a este lugar, chamado de regaço pela própria letra do hino. 

Junto das palavras há expressões em nossa língua que não possuem igualmente em língua alguma. Agora o leitor tente imaginar um livro originalmente escrito em Hebraico, com algumas partes em Aramaico e em Grego! Pense por exemplo, nas palavras Graça, Misericórdia, Benignidade, Amor, Amor Leal, elas podem, e de fato são empregadas para traduzir o vocábulo hebraico חסד (hesed). 

Sheol é uma expressão usualmente traduzida por inferno, que na verdade é o mundo dos mortos. Ao traduzir-se o Antigo Testamento para o grego, usou-se a Palavra αδη, que de fato possui equivalência com Sheol. Inúmeros problemas como este poderiam ser enumerados. Mas resultariam em um tratado e extrapolaria o propósito de tal post. Mas estes breves elementos comprovam que a exegese não é luxo, mas uma necessidade. 

Bom dia, Marcelo Medeiros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Créditos!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que cito aqui.

Algumas postagens do "Paidéia" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (blogdoprmedeiros@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.