O mundo parece ainda estar assombrado com os recentes óbitos de escritores e cientistas, e ao que parece a morte destes é ainda mais impactante, visto se tratar de algo raro, um desastre aéreo, provocado por um inexplicável abatimento do boeing, que resultou na morte trágica de vários cientistas envolvidos em pesquisas sobre a AIDS (aqui). Especula-se que a cura da doença que afeta o sistema imunológico, talvez estivesse na referido transporte, o que resultou em uma série de especulações na mídia, fazendo com que uma celebridade do mundo político viesse a público com uma teoria de que o avião havia sido abatido por um míssil homofóbico (aqui).
Coincidência, ou não, é verdade que nestes últimos anos a sociedade tem se tornado adepta da literatura conspiracionista. E não somente da literatura, mas dos filmes também, basta ver e constatar que filmes como Inimigo de Estado, A Soma de Todos os Medos, A Rede, Invasores de Mente, foram e continuam a serem verdadeiras febres entre cinéfilos, sejam adeptos das teorias da conspiração, ou não. Meu interesse aqui é levantar uma hipótese a respeito do qual matriz filosófica alimenta tais pensamentos.
A ambivalência humana, ou seja, o potencial que o ser humano possui para o bem, e para as maiores atrocidades, aliado à ganância, sede de poder, bem como o aumento do controle sobre a vida privada; constituem como partes integrantes de uma matriz cultural que produz a sensação de que a humanidade é cada vez menos livre, e cada vez mais controlada. Diante disto, ao assistir filmes como os citados neste post, a sensação de que o que foi exibido é ficção é inevitável, e tão inexorável quanto a intuição de que algo é verdadeiro, ainda que não se possa saber o que, e nem como.
No mundo evangélico tais conspirações tem sido alimentadas por uma cultura cuja matriz principal é a escatologia, que por sua vez tem no terror e no futurismo seu maior fundamento. O resultado são tantas as conspirações, que estas são superadas, em número, é claro, exclusivamente pelas constantes especulações. Diante de tudo isto, fico com um olho nas hipóteses, e outro no que a Bíblia diz, afinal, o que está oculto, somente Deus trará à luz e no devido tempo, mas Ele ainda nos guia em toda a verdade.
Forte abraço, em Cristo, Pr Marcelo Medeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.