A injustiça como causa da violência
O profeta Habacuque clama a Deus nas seguintes palavras: Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida (Hc 1. 2 - 4).
Notemos por este texto que a maior marca da violência não são as agressões, mas a exclusão decorrente da iniquidade e da opressão social. O ímpio, diz o texto, cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida. Se a justiça é o reconhecimento do direito do próximo, a injustiça é a negação, é o bloqueio, a obstrução. Salomão fala de pessoas que não conseguem dormir enquanto não fazem o mal; perdem o sono se não causarem a ruína de alguém, e completa, eles se alimentam de maldade, e se embriagam de violência (Pv 4. 16, 17 NVI). Este é o perfil do verdadeiro ímpio, e motivações como estas no coração dos homens são a causa das injustiças, e estas produzem a violência.
A má notícia é que moramos em um mundo caído, em que a natureza das pessoas é predisposta à prática do mal, e lei alguma pode corrigir isto. As palavras de Hobbes ganham outra conotação diante desta realidade. É isto mesmo: "o homem é o lobo do homem". A boa notícia, que Deus reservou a sabedoria para livrar os justos do mau caminho e guiar os mesmos no caminho da justiça
Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade, pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis. Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá (Pv 2. 6 - 11 NVI).
Somente no caminho da sabedoria, que não deve ser confundida com "conheimento", é que podemos encontrar os meios para superar este clima caótico e fazer o ensaio para o reino milenar de Cristo, que Deus nos abençoe.
Pr Marcelo Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.