O AMBIENTE PROPÍCIO PARA A COMUNHÃO
Pregação ministrada no café de
comunhão em nossa Igreja
Assembléia de Deus em Cidade Nova.
Comunhão é uma palavra que ocorre
significativamente em nossas Bíblias.
Foi a base da Igreja primitiva (At 2. 42), é a base do nosso chamado para o Evangelho (I Co 1. 9)
e efeito da proclamação da Palavra de Deus (I Jo 1. 3, 6, 7). Mas qual o
sentido deste termo? Por comunhão podemos entender: ato de comungar, de ter as
mesmas idéias, os mesmos objetivos, e os mesmos princípios. Também pode ser a
participação comum nos bens de natureza material e espiritual.
É desta palavra que vem o termo
comunidade. Mas qual é o ambiente propício para a formação de uma mentalidade
de comunhão? Há um texto paulino que nos dá as dicas a respeito de como estas
coisas podem ser alcançadas, vivenciadas.
Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação
de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,
completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só
espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas
humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não
somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros (Fp
2. 1 – 4 Nova Versão Internacional).
1.
Consolação em Cristo
O ambiente de comunhão é um
ambiente de conforto, consolação mútua e estímulo pessoal. O termo que aparece
aqui é παρακλησις (paraklesis), cujo sentido é o de παρα
(ao lado de) + κλησις, que vem de καλησις (chamar para). Não se trata,
por tanto do mero uso de palavras com fins de transmitir algum conforto, mas de
estar ao lado dos que de fato necessitam deste conforto. É em um ambiente de
consolação que a COMUNHÃO brota. O que precisamos, neste caso, mais do que
palavras é orar juntamente com o apóstolo Paulo, dizendo: Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos
deu eterna consolação e boa esperança pela graça, dê ânimo aos seus corações e
os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras (II
Ts 2. 16, 17 NVI).
Outro termo equivalente que
aparece aqui para consolação é παραμυθιον (paramution), cujo sentido é bem semelhante ao de παρακλησις
(paraklesis). É usualmente traduzido,
em nossas Bíblias
como consolo ao passo que paraklesis
se traduz como exortação. Este último termo vem a ser as palavras com as quais
se procura melhorar os costumes de outrem, até o ânimo, ou a incitação.
É esta prática que o autor da
carta aos Hebreus incentiva quando recomenda: E consideremos-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas
obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas
encorajemos-nos uns aos
outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia (Hb 10. 24,
25). O termo grifado é a tradução do verbo παρακαλεω
(parakaleoo), cujo sentido é o de chamar ao lado de.
2.
A comunhão no Espírito
Se a comunhão consiste na
participação comum dos mesmos ideais e aspirações. A comunhão do Espírito
consiste na participação da vida que nos é comunicada por Cristo, mediante o
Espírito de Deus. Escrevendo aos irmãos de Corinto Paulo afirma: Pois em um só corpo todos nós fomos
batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer
livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito (I Co 12. 13
NVI). Notemos que a unidade da Igreja é garantida aqui pelo fato de todos os
diferentes crentes haverem sido batizados em um único Espírito e bebido de uma
única fonte.
É neste sentido que entendemos a
benção apostólica que se expressa nos seguintes termos: A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão (κοινωνια) do Espírito Santo
sejam com todos vocês (II Co 13. 13 NVI). É uma única e mesma graça
que nos deu o Espírito por meio da fé (Gl 3. 2, 5, 14). Onde reina o Espírito
de Deus aí, impera a comunhão.
3.
Profunda compaixão e afeição
Este trecho também pode ser
traduzido por entranháveis afetos de misericórdia. Ele indica um termo que na
verdade poderia ser traduzido como das entranhas, ou como fígado, ou quaisquer
órgãos internos. Estes termos (σπλαγχνα και οικτιρμοι) são
traduzidos pela Nova Versão Internacional como profunda afeição e compaixão.
Não há especo para comunhão onde
as pessoas são exclusivistas e egoístas. Não é sem razão que Paulo recomenda: cada um cuide, não somente dos seus interesses,
mas também dos interesses dos outros (Fp 2. 4 NVI).
4.
A comunhão concretizada
Esta se baseia em: um mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só
espírito e uma só atitude (Fp 2. 2). O mesmo texto é traduzido na
versão Almeida Revista e Corrigida Fiel da seguinte forma: que sintais o mesmo,
tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Afinal de contas é
sentir, ou pensar? E o que pensar da tradução atitude na NVI e sentir na ARCF?
O termo usado aqui é φρονητε (phroneete) e φρονουντες (phronoyte), respectivamente, cujo sentido é: exercitar a mente, ter
um sentimento, ou opinião. Esta mesma mente, ou opinião é o que nos leva a
estarmos dispostos. Mas nos textos acima indica uma única disposição mental, o que
pode ser visto nas palavras de Paulo: por
isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos
(φρονωμεν) isto mesmo; e, se sentis (φρονειτε) alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo
revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos (φρονειν) o mesmo
(Fp 3. 15, 16 NVI).
O amor é o mesmo porque
desfrutamos de um único Espírito e este derrama o amor de Deus em nossos
corações (Rm 5. 5). Bebemos de uma única fonte de um único Espírito, daí que
tenhamos uma única disposição e um mesmo modo de pensar. Pois temos todos, a
mente de Cristo.
O chamado para viver a comunhão
se concretiza quando pensamos de uma mesma forma, sentimos todos de uma mesma
forma. Que Deus nos abençoe em
Cristo Jesus , amem.
QUE PALAVRA PODEROSA, ESTOU MARAVILHADA E COM UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO SE TENHO PRATICADO A VERDADEIRA COMUNHÃO.
ResponderExcluirEsta tem de ser a pre - ocupação de cada um de nós. Ou seja, precisamos estar emprenhados na construção deste ambiente voltado para a verdadeira COMUNHÃO, o resto, Deus fará por meio de sua graça.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir