Uma caçada brutal e cruel, é assim que defino a ação de moradores de Guarujá, que com base exclusivamente em um boato disseminado em um site resolveram fazer justiça com as próprias mãos, e espancaram até a morte a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, tudo em razão de um boato ligando a vítima a supostas mortes de crianças em rituais de magia negra (aqui).
O fato traz à tona a dinâmica do "fazer justiça com as próprias mãos", algo que está ligando a uma séria deturpação do senso de justiça das pessoas. Outro fator a ser seriamente considerado é o hábito de demonizar o outro. Ele ocorre mediante a necessidade de se transferir a culpa dos males do mundo para outra pessoa, por exemplo, não faltou jornalista para insinuar uma possível responsabilidade de Rachel Sheherazade em fatos análogos a este, como se o linchamento fosse algo tão novo, ou que tenha vindo a ocorrer exclusivamente em função do comentário infeliz da jornalista do SBT.
O sistema de transferência de culpa para os terceiros pode ser explicado mediante categorias psicológicas, psicanalíticas e teológicas. Como teólogo que sou me atenho á última. Um dos primeiros efeitos do pecado nas relações interpessoais, foi justamente este, o homem, ao ser indagado de sua condição culpou a mulher, e a mulher a serpente.
Já o fazer justiça com as próprias mãos tem mais a ver com a inercia estatal, e a escalada crescente da violência, algo que ficou implicitamente explícito no comentário da Rachel Sheherazade, o que pode ser constatado pelas notícias vinculadas a violência e que podem ser acessadas nesta página. Até um proeminente jornalista e um pastor do caminho embarcaram nesta canoa furada (para mais repostas à fraude em questão veja aqui).
A morte de tantas outras pessoas inocentes é o produto de uma equação que combina senso de justiça distorcido, ausência de aparato estatal, escalada crescente da violência e inercia dos mecanismos estatais de inibição. Caso você não seja crente pare a leitura por aqui, mas caso o seja, some a isto o pecado e você verá que a lógica dos espancadores é a mesma de quem culpa o outro pelos males do mundo.
Marcelo Medeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.