Nesta semana, tive a oportunidade de assistir Os Smurfs 2 com a família. Os motivos foram muitos. aniversario do mais novo, férias do mais velho, necessidade de tempo com a família, uma comemoração mista, etc.. . Confesso que tive a chance de ver o filme com uma ótica nunca vista. Desde criança sou habituado com o desenho em si, e com as críticas diabolizantes que o mesmo recebe. Mas enquanto exercitava a paciência com o mais novo percebi que aquela besteira que via desde criança tinha algo da estrutura de pensamento cristão, a começar com a aceitação incondicional da smurfete, que todos sabem não é uma smurf original, mas uma criação do diabólico Gargamel, mas que fora incluída na família, graças ao perdão dos demais.
Tudo começa quando o vilão sequestra a Smurfet e o Papai Smurf decide escolher três Smurfs para juntos resgatarem a smurfet. Eles representam sabedoria, coragem e otimismo, mas por acidente, os que nenhuma habilidade possuem vão para a missão. Só neste fato já temos uma breve menção à estrutura de pensamento cristão, que ao contrário de nossa sociedade, que privilegia os mais aptos, dá a importância aos menos aptos. a verdade é que nem sempre os mais velozes chegam primeiro, os inteligentes nem sempre são favorecidos, e nem sempre os sábios tem a garantia do pão, já dizia Salomão.
Para Todos os efeitos, ver o filme e poder perceber que os Smurfs 2 trazem consigo muito da estrutura de pensamento cristão, já foi extremamente gratificante. É indicador de que a cultura, em sua totalidade pode, mesmo em um mundo secularizado como o nosso dar testemunho da verdade revelada nas Escrituras. Quem sabe, no lugar do esquizofrenismo à Yrion, não tenhamos uma ponte para dialogar com nossos filhos a respeito dos valores que estes filmes trazem e que coadunam com a cosmovisão cristã? Fica a pergunta.
Em Cristo, Pr Marcelo Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.