Esta é a frase proferida ao final de um vídeo postado por um biólogo mestre em genética e que segundo afirmações do próprio cursa doutorado na área pela Universidade de Cambrige, Reino Unido. Minha sincera opinião sobre o assunto é a de que a despeito da formação que o estudioso alega ter, ele é desonesto no que tange ao uso de estratagemas duvidosos.
Ele alega ter autoridade e embora não afirme explicitamente, deixa implícito que Silas Malafaia não pode discutir genética, nem fazer afirmações sobre temas da área dele.
Ao discutir a questão do comportamento ele não refuta claramente a Fala de Silas Malafaia, apenas acrescenta outras informações. Exemplo o comportamento dos bebês que começa com atitudes simples e vai até gestos e atitudes mais complexos. ATÉ AQUI NÃO VEJO A MÍNIMA REFUTAÇÃO AO QUE FORA DITO POR SILAS MALAFAIA, Exceto o fato de que este acrescenta o comportamento homossexual.
Os estudos que o genenticista referenda para afirmar que a genética influencia na orientação sexual, não são conclusivos a respeito do assunto. E ele se enrola mais ainda quando tenta refutar as afirmações do Pastor a respeito da inexistência de ordem cromossômica gay. O exemplo que ele mesmo dá em comparação com os demais animais é pífio e mostra exatamente o contrário do que ele se propôs afirmar. MESMO ENTRE OS ANIMAIS DE ORDEM DIFERENTE OS COROMSSOMOS DOS MACHOS SE DISTINGUEM DOS DAS FÊMEAS. E é isto que tem de ser frisado.
A respeito dos estudos que tentam mapear o cérebro humano para a partir de então estabelecer diferenças entre os cérebros dos héterossexuais e dos homossexuais. Dois problemas precisam serem considerados, primeiro e qualquer duferença é mera adaptação do organismo durante a vida (ou seja se o comportamento interfere), segundo, quais são as excessões, e se elas interferem na conclusão dos estudos. ISTO É METODOLOGIA CIENTÍFICA.
Mesmo quando ele aborda a questão dos elementos bioquímicos que interferem no comportamento, ele tende a frisar a questão da cultura. Mas o que é cultura? É o conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade.Esta é a definição do pai dos burros.
A última cartada dele é uma tentativa de afirmar que as colocações do pastor são puramente morais. Quando na verdade o que ele tenta sim é dar uma lição de moral sim. Outro erro é quando ele afirma que se prende exclusivamente aos fatos. Sim, ele na verdade ignora os fatos, ao omitir, não sei se intencionalmente, ou não, que as pesquisas as quais referenda são INCONCLUSIVAS.
Uma outra questão é a discussão a respeito da interação entre o que é biológico e o que é comportamental. Aqui o debate deixa de ser biológico e passa a ser filosófico, e creio que neste ponto não houve decisão por parte da Filosofia em estabelecer quem tem precedência sobre quem (se os elementos biológicos, ou comportamentais). Daí a decisão nada ter de científica.
Pr Marcelo Medeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.