Estava com meus amigos em Maricá quando o jornal Hoje anunciou a mais nova bomba do mundo Religioso: a renúncia de vossa santidade, o Papa Bento XVI. A desculpa da saúde debilitada e da incapacidade de permanecer no ministério de Pedro foi recebida de forma bem controversa. De um lado os que viram na atitude do então papa, uma atitude de coragem de humanidade, do outro os que criticam a sua saída e imediatamente o comparam com o seu antecessor, o Papa Pop João Paulo II. Há quem chegue a dizer que com tal atitude Joseph Ratzinger relembrou o espírito do evangelho de Cristo em sua pureza cristalina, uma vez que em faltando o vigor, a saúde, por que não darmos a vez aos mais jovens.
Agora precisamos refletir sobre esta saída "inesperada". Creio que a eleição de Joseph Ratzinger ao sumo pontificado foi um tiro no pé que a Igreja católica deu. Quando ele foi escolhido no conclave me perguntei: o que eles pretendem? Logo imaginei a abertura promovida pelo então João Paulo II indo pelo ralo, afinal, até no retorno da missa em latim ouvimos falar.
Dizem as más línguas que ele se emendou e que passou a dialogar com os diversos seguimento religiosos. Neste aspecto a surpresa não foi tão grande uma vez que é isto mesmo o que se espera de um teólogo da grandeza de Joseph Ratzinger. Sua postura diante da defesa contra a ideologia sexista do homossexualismo foi pertinente ao momento. Mas ao que parece a Igreja está cada vez mais dividida, e administrar esta caldeirão demanda muito mais do que conhecimento teológico, demanda habilidades que nunca vi sendo atribuídas ao papa em questão. O que nos resta é orar para que a Igreja em questão acerte na escolha do novo papa.
P.S. Se você sentiu a falta de quaisquer comentários relacionando a figura papal com a Besta do Apocalipse, isto se deu em razão de que há muito tempo não creio que haja a mínima conexão entre ambas. Já vi de tudo desta escatologia especulativa e honestamente me cansei.
Em Cristo Pr Marcelo Medeiros
o senhor acha que nao tem nada aver com as profecias do livro de daniel ou sobre a nova era que governara o mundo
ResponderExcluirRenata, creio que estas ditas profecias estejam mais no campo a especulação do que na Bíblia.
Excluirai pastor concordo contigo...
ResponderExcluirValeu meu caro!
Excluirconcordo contigo pastor....
ResponderExcluirNão sua opinião Pastor, mas, não vejo nas atitudes da igreja católica nada que possa apontar para a vinda de Cristo. papa que entra, papa que sai ou papa que morre. Eu me preocupo mais com as coisas que acontecem no Orinte médio, em especial com Jerusalém. Pois além se ser citada na Bíblia, aprendemos na Igreja sobre essa ligação, entre a vinda de Cristo e a Cidade Santa. Quanto a Igreja Católica, penso que seja apenas mais uma ensinando heresia no mundo.
ResponderExcluirO único sinal que vejo na Igreja católica é a declarada apostasia, que está impregnando o neo pentecostalismo. Fora isto em momento algum em minha postagem sugeri que o papa, ou a Igreja Romana fossem a besta do Apocalipse.
ResponderExcluir