Uma separação nada amigável
É a que fizeram entre Teologia e Vida devocional. O resultado nefasto: o erro de que para ser crente de verdade tem de ser no mínimo ignorante, e o outro lado da mesma moeda, para ser teólogo de verdade tem de ser agnóstico. A Teologia se divorciou em muito da vida cristã na medida em que foram incorporando à sua metodologia os métodos das ciências naturais e humanas, foi daí que surgiu a Teologia dita "liberal", cujos princípios norteadores estão no deísmo. Mas os trabalhos de C. S. Lewis, Stott, Matin Llyoydd Jones, e tantos outros trouxeram novos ares para a Teologia. O problema é que o preconceito ficou.
Por outro lado, a reação evangeicalista não foi nada, nada agradável. Claro, que em princípio tudo que este ramo pretendia era enfatizar a experiência que o crente tem de ter com o arrpendimento, a conversão, o perdão dos pecados etc.... Mas ao enfatizar demasiadamente a experiência, o "evangelicalismo" terminou por aprofundar ainda mais a dicotomia entre Teologia e Vida cristã prática. É nesta pequena historinha que está o problema com o qua lidamos hoje.
É daí que surgem as frases imbecis do facebook do tipo: "não importa o quanto conhaçamos a Bíblia, importa o quanto praticamos dela". Nada mais idiota do que isto. Quem pode praticar algo que não conhece? Ou seja, a Teologia funciona como uma receita de bolo.
É mais do que fato que a Teologia, a despeito de seu sentido etimológco, pouco ou nada pode apreender a respeito da pessoa de Deus. E querer que a Teologia diga algo a respeito de Deus, é o mesmo que pedir à receita do bolo para que fale do bolo, ou ao mapa, para que fale da paisagem geográfica que descreve.
Mas a receita é mais do que bem do que bem vinda quando queremos fazer o bolo, e o mapa é útil quando queremos viajar. Da mesma forma o crente em sua relação com a Teologia. Ele precisa dela para expressar o que sente a respeito do inefável, do indizível. É o mesmo que ocorre na viagem. São os viajantes que dizem algo a respeito do caminho percorrido.
Em Cristo Jesus, Pr Marcelo Medeiros.
Gloria a Deus por mais uma opcao de qualidade para ser consultada na internet pois est'a cada vez mais dificil!!!!!! amei pastor Marcelo! Parabens e que Deus continue a lhe dar sabedoria, nos so temos a ganhar com isso.
ResponderExcluir