Nas primeiras horas deste dia festivo (é o segundo domingo de Dezembro, dia da Bíblia), gostaria de compartilhar com vocês uma reflexão tardia. Sim, deveria deveria ter postado antes, mas somente hoje tive a oportunidade. Há muito tempo assisti um filme por nome "O Dia depois de amanhã". A Obra cinematográfica em questão traz no enredo, a narração de uma série de tragédias naturais que ocorrem no planeta em função do desequilíbrio climático.
E onde entra a Bíblia? Após um dilúvio em Nova York, e uma queda de temperatura que faz as ruas e o mar congelar, um grupo de estudantes fica preso em uma biblioteca. Com a necessidade de se aquecerem eles começam a - pasmem! - queimar os livros. É neste momento que ocorre uma cena que não sai da minha cabeça, um personagem cujo nome esqueci se agarra a uma Bíblia. Ele diz que não é crente, mas que por ser um exemplar da Bíblia de Gutemberg, e por ter sido o primeiro livro impresso, esta veio a ser o símbolo maior da humanidade, e que se esta vier a se extinguir ela será um testemunho.
Escrevo este artigo partindo deste exemplo, porque tenho visto que pouco à pouco a Bíblia está perdendo o seu valor entre nós cristãos. Isto pode ser visto na leitura diária que tem sido abandonada até as prédicas cujo foco não é mais o santo livro. Pior do que isto corremos o sério risco de que ateus, niilistas, secularistas e até mesmo inimgos do Evangelho conheçam mais a Bíblia do que nós mesmos.
Precisamos reconhcer que vivemos um momento crítico na história da humanidade. Extrema agitação com rumores (falsos, diga-se de passagem), a respeito do fim do mundo, agitações sociais, ativismo gay; e diante deste quadro temos de nos agarrar ao livro sagrado, pois é de lá que vem o conforto e a segurança para a nossa caminhada.
Em Cristo,
Pr Marcelo Medeiros.
Amo este filme pastor e esta cena descrita pelo senhor é muito forte mesmo. Dentro milhares de exemplares, a Bíblia de Gutemberg é escolhida para ser guardada. O mesmo acontece no filme "O Livro de Eli", em que homens tentam se apoderar do último livro ainda existente no Mundo. O único livro que poderia trazer conhecimento e poder, mas fica mais claro ainda de que nada adianta comemorar o Dia da Bíblia se não a guardarmos em nosso coração e mente.
ResponderExcluir