Está virando meme. Os artistas estão protestando contra a corrupção. Primeiro foi Fábio Jr. e agora Ana Carolina. Todavia o que se vê são dois modos antagônicos de manifestar repúdio à situação. No primeiro caso, revolta declarada (não usarei o termo ódio aqui). No segundo, poesia, esperança, utopia e outros tantos elementos que tem servido como combustível para a esperança equilibrista.
Minha avaliação a respeito do protesto de Fábio Jr é que a mesma centraliza a corrupção de forma partidária e aliancista, como se o PT, PMDB e demais patidos aliados fossem os únicos responsáveis pela degenereção moral e política que corrói a nação. (Creio ter sido um dos primeiros a me manifestar a respeito desta "amnésia", que faz os brasileiros esquecerem de que o problema vem desde de o século dezesseis, e que PSDB tem sim a sua parcela de contribuição neste caos [aqui]). E honestamente com todo o respeito que tenho a este artista e consideração pelo ato patriótico do mesmo, não creio ser esta a melhor forma de prostestar.
Direcionar o microfone à platéia, de forma a captar ofensas e insultos da mesma, foi simplesmente pífio. Já me expressei a respeito aqui neste espaço. Ao meu ver não é nada democrática a atitude de um povo que xinga sua presidente. Denota clara falta de educação é preparo, a mesma que aliás conduz todo o processo político que resulta na alternância entre PT e PSDB.
A respeito da leitura da poesia no show de Ana Carolina: belo, belíssimo, ainda que com as devidas ressalvas. Conforme explicitado aqui, não creio que pequenas ações morais corretas sejam a causa de uma onde macro de corrupção. Creio que o problema esteja na natureza humana mesmo. O Mr Hyde que trazemos em nós é vencido exclusivamente com a graça de Deus. Esta é derramada sobre todos e para todos a despeito das convicções religiosas que sustentam.
Daí que o poema lido por Ana Carolina reflete em parte esta mesma graça. Todavia, pequenas ações de corrupção podem sim cauterizar a consciência [aqui], é isto que faz importante que as ações propostas pela belísssima peça literária sejam fomentadas, estimuladas. Por mais compreeensível que seja a ação de Fábio Jr, o protesto poético de Ana Carolina traz a beleza necessária a efetivação da mudança tão almejada.
Marcelo Medeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço o seu comentário!
Ele será moderado e postado assim que recebermos.